PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIETA VILAR MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIETA VILAR MEDEIROS
DATA: 31/10/2023
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: A FVNexA WHATSAPP E A RETEXTUALIZAÇÃO NA ORALIDADE: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil; Retextualização; WhatsApp; FVNexA.
RESUMO: Na presente investigação, partimos da motivação de contribuir com os debates atuais acerca do uso de tecnologia e de gêneros textuais na Educação Infantil e refletir sobre práticas pedagógicas a partir de ferramentas digitais que já são usadas no cotidiano das crianças em suas práticas sociais externas à sala de aula. Para o desenvolver da investigação, traçamos o seguinte objetivo geral: investigar se o uso da ferramenta virtual WhatsApp em atividades de retextualização da oralidade para a escrita na Educação Infantil a partir da aplicação de uma sequência didática, seria viável e produtiva no ambiente escolar. Para o estudo, utilizamos, como aporte teórico, autores como: Coscarelli (2016), Marcuschi (2007; 2008), Matos (2020), Travaglia (2013), Rojo (2012), Koch e Elias (2006), Schneuwly e Dolz (1999), entre outros. Realizamos coleta e análise de dados a partir de revisão da literatura, observação e aplicação de sequência didática. A pesquisa, dividida em 4 capítulos, que revelam a aplicabilidade da FVNexA WhatsApp nas atividades de retextualização na Educação Infantil. Além do mais, mostra que o uso da ferramenta para o registro oral do reconto de histórias facilitou o trabalho do professor como escriba. Por isso, observamos que utilizar a FVNexA WhatsApp no reconto preservou a espontaneidade das crianças e possibilitou a fluência e coerência no enredo da história.
Externo ao Programa - 1285560 - FABIANA SOUZA SILVA MENDES DE ARAUJO
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL