PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: SAMARA CORNÉLIO FERNANDES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMARA CORNÉLIO FERNANDES DOS SANTOS
DATA: 19/12/2023
HORA: 18:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: AS TDIC E O LETRAMENTO DIGITAL: PRÁTICAS DOCENTES DA SALA DE AULA REMOTA PARA A REGULAR
PALAVRAS-CHAVES: TDIC. Letramento Digital. Práticas de ensino. Língua Portuguesa.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O professor, formado para atuar em sala de aula presencial, subitamente, é convidado a trabalhar por meio de atividades remotas, saindo dos muros da escola física, repensando a sua prática e buscando alternativas acessíveis para dar continuidade às atividades pedagógicas com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como possibilidade para a educação, durante o período pandêmico, de ensino não presencial. Com este estudo, objetivamos examinar as práticas de ensino da língua materna mediada por WhatsApp, Ferramenta Virtual não exclusivas à Aprendizagem (FVNexA), no que concerne aos efeitos do ensino remoto emergencial para o letramento digital para a prática docente. Para refletir sobre o objeto de estudo e analisar os dados, nossas considerações foram fundamentadas, principalmente, nos estudos sobre os letramentos com base em Soares (2002; 2004; 2009), Kleiman (2007) e Ribeiro (2009), multiletramentos Rojo (2012; 2019), e em pesquisas sobre as tecnologias voltadas para a educação com Moran (2013); Coscarelli (2005; 2018; 2022); Matos (2020; 2022), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo e de natureza aplicada, de abordagem quantitativa e qualitativa. Para a constituição do nosso objeto de estudo, foi aplicado um questionário em uma amostra de 26 (vinte e seis) professores que lecionam para o 4º e/ou 5º ano do ensino fundamental, anos iniciais em escolas públicas do município de João Pessoa. Com a análise dos questionários, pretendeu-se identificar os fatores que influenciaram o uso das ferramentas digitais, a sua aceitabilidade e o seu engajamento no grupo de docentes da amostra. Além disso, o nosso trabalho também comtempla os processos de apropriação das tecnologias digitais no ensino da língua materna e as práticas docentes, bem como o uso das ferramentas digitais no retorno das aulas regulares em relação à preparação, ministração e avaliação do processo ensino aprendizagem e apresentar uma proposta didática para o ensino de língua portuguesa mediada por ItemNet, o WhatsApp.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1285560 - FABIANA SOUZA SILVA MENDES DE ARAUJO
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Presidente - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA