PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: NATHALIA AQUINO E SILVA

DISCENTE: NATHALIA AQUINO E SILVA
DATA: 19/12/2023
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O NOVO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE LÍNGUA E IDENTIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Língua. Identidade. Livro didático. Novo Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A heterogeneidade linguística é um fenômeno inegável no Português Brasileiro, devendo ser considerada parte constitutiva da prática docente dos professores de Língua Portuguesa, bem como dos materiais didáticos adotados por eles. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar o tratamento linguístico dado ao ensino sobre língua e identidade no Novo Ensino Médio, a fim de propor um caderno pedagógico constituído por um material de estudo em torno da relação entre língua e identidade na perspectiva sociolinguística. Para isso, selecionamos como objetivos específicos abordar as concepções acerca da linguagem, normas, variação linguística e ensino no livro didático em diálogo com a BNCC, analisando como as orientações da BNCC acerca dessas temáticas se apresentam no livro didático; investigar como a seção do Manual do Professor orienta a prática docente no trabalho com a temática de nosso interesse; refletir sobre a importância de uma pedagogia variacionista para o ensino de Língua Portuguesa. Os alicerces teóricos da nossa pesquisa perpassam os pressupostos do conceito de identidade(s) – Stuart Hall (2006), da Sociolinguística Educacional – Bortoni-Ricardo (2004, 2014), dos fundamentos da variação linguística e dos conceitos atrelados às crenças e atitudes linguísticas – Labov (2008); Lambert; Lambert (1975); além da discussão sobre “norma linguística” com contribuições e concepções de muitos autores dos quais destacamos Bagno (2003) e Faraco (2008). O material selecionado como corpus da pesquisa é o livro Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social referente ao objeto 2/PNLD/2021, da editora ática, adotado por uma escola pública inserida no Novo Ensino Médio. O resultado da análise do corpus evidenciou que poucas são as seções e as atividades apresentadas que tratam especificamente da relação entre língua e identidade, variação, crenças e atitudes linguísticas. Especificamente acerca da variação linguística (VL), verificamos que a ela é dado espaço secundário e, quando abordada, é de maneira muito superficial no tocante à reflexão sobre os aspectos culturais, sociais e políticos que tanto impactam, sobretudo, na autovalorização linguística do aluno e de sua comunidade. Com essa pesquisa, esperamos não só assegurar o lugar da reflexão acerca da relação existente entre língua e identidade, mas também apresentar uma alternativa didática que desenvolva a consciência política, social, cultural e linguística do aluno, sobretudo, os de Ensino Médio das escolas públicas.
Presidente - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA