PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURILIO MACEDO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURILIO MACEDO DE SOUZA
DATA: 21/12/2023
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: GÊNERO ORAL DEBATE: A ARGUMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA LINGUÍSTICO/DISCURSIVA NO NOVO ENSINO MÉDIO.
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Debate. Gênero oral. Novo Ensino Médio.
RESUMO: No âmbito do renovado Ensino Médio, o gênero oral debate surge como uma peça-chave no desenvolvimento pedagógico, destacando a argumentação como uma estratégia linguístico-discursiva de relevância incontestável. Este paradigma educacional reconfigurado visa não apenas transmitir conhecimento, mas também cultivar habilidades essenciais para a vida acadêmica e além. Diante desse contexto, esta pesquisa tem por objetivo principal investigar o impacto do gênero oral debate como estratégia linguístico-discursiva no contexto do novo Ensino Médio; e os específicos consiste em analisar como o debate contribui para o desenvolvimento das habilidades de expressão oral dos estudantes; investigar a influência do gênero oral debate no fomento do pensamento crítico e na capacidade de argumentação dos alunos; avaliar a percepção dos documentos/instrumentos didáticos em relação à eficácia do debate como instrumento pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. Em última análise da pesquisa sobre o gênero oral debate no novo Ensino Médio, propõe-se a explorar não apenas uma metodologia educacional, mas um caminho para uma formação integral, capaz de enfrentar os desafios complexos da academia e da sociedade contemporânea. Partindo-se da hipótese de que a introdução do gênero oral debate no novo Ensino Médio proporcionará não apenas um aprimoramento nas competências linguísticas dos alunos, mas também estimulará o desenvolvimento do pensamento crítico, promovendo uma participação mais ativa e reflexiva na comunidade escolar. Portanto, durante o estudo, abordamos os conceitos de gênero textual na concepção de Marcuschi (2011); gênero debate e ensino de Língua Portuguesa de acordo com os PCNs e BNCC da Língua Portuguesa; e ensino da oralidade partindo das concepções de Antunes (2009), Moraes (2021), Dolz, Schneuwly e Haller (2011) e demais autores.
Externo à Instituição - ANA CECYLIA DE ASSIS XAVIER E SÁ
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA