PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: NADJA MARIA DE MENEZES MORAIS

DISCENTE: NADJA MARIA DE MENEZES MORAIS
DATA: 22/12/2023
LOCAL: Sala de reuniões do CCHLA
TÍTULO: DIÁLOGOS ENTRE A LINGUÍSTICA APLICADA E A PEDAGOGIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGIA DE ENSINO DE FÁBULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Linguística aplicada. Práticas de letramentos. Formação de professores. aquisição da linguagem
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A escola é um lugar de formação humana que deve priorizar as diferentes linguagens e o desenvolvimento integral dos alunos, seja nas dimensões sociais, afetivas, físicas e intelectuais. Nessa perspectiva, ressaltamos que este trabalho visou apresentar um estudo linguístico, voltado para a reflexão sobre as áreas de conhecimentos pedagogia e a Linguística Aplicada, além disso, buscamos com a pesquisa responder à pergunta problema que motivou o nosso estudo: é possível correlacionar os conhecimentos da área da Linguística Aplicada, com a área da pedagogia para a melhoria da formação dos pedagogos que estão atuando com as práticas de letramentos na Educação Infantil? E, como hipótese do trabalho, supomos que o conhecimento linguístico para o agir docente de um profissional licenciado em pedagogia poderá oportunizar melhores práticas de letramento e, consequentemente, irá ampliar as aprendizagens dos discentes. Entendemos que, para cumprir esse propósito, precisamos estabelecer os objetivos a serem alcançados e, assim, apresentamos como objetivo geral: refletir sobre a importância da LA na formação docente dos professores pedagogos que atuam na EI. Para isso, temos como objetivos específicos: descrever a composição curricular do curso de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, identificar quais as dificuldades encontradas pelos docentes em práticas de letramento a partir do trabalho com o gênero fábula para desenvolver as habilidades linguísticas (orais) das crianças. Além do mais, propomos a intervenção por meio da produção de um Guia Pedagógico com práticas de leitura envolvendo o gênero fábula para o ensino. E, para atender aos objetivos, alicerçamos este trabalho à luz de alguns teóricos da educação e da linguística que discutem e analisam questões sobre letramentos e a aquisição da linguagem, como: Soares (2020) e Kleiman (1995), que trata da importância de trabalhar com práticas de letramentos envolvendo os diferentes tipos de gêneros textuais em sala de aula, Vygotsky, que trouxe para nós a compreensão sobre o desenvolvimento infantil a partir da linguagem e interação social, Bakhtin (2011) com a teoria do dialogismo, Cosson (2021) que tem estudos voltados para o como trabalhar com literatura em sala de aula, e por fim, temos os documentos normativos como as Diretrizes Curriculares, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 9394/96) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), entre outros. Para a escolha da metodologia optamos em estruturar nosso trabalho com base na pesquisa qualitativa e qualitativa, de natureza Aplicada, quanto ao seu objetivo, é descritiva e exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos aplicamos um questionário semiestruturado junto aos pedagogos e com isso, conseguimos identificar dentro das análises a concepção das professoras referente a língua/linguagem e como elas desenvolvem o trabalho com as práticas de letramento em sala de aula com alunos da pré-escola. Assim, mediante as impressões colhidas através das análises elaboramos a proposta de intervenção que culminou no produto Guia pedagógico: práticas de leitura a partir do gênero textual fábula.
Externo ao Programa - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL