PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: RAFAELLA FÉLIX DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELLA FÉLIX DA SILVA
DATA: 21/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: Decolonializando o currículo escolar através de narrativas: uma proposta de trabalho com lendas indígenas tabajara em perspectiva intercultural crítica
PALAVRAS-CHAVES: Tabajara, interculturalidade crítica, pedagogia decolonial, narrativas, currículo.
PÁGINAS: 179
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Este trabalho qualitativo emergiu de nossa inquietação, enquanto professores não indígenas e de Língua Portuguesa, de pensarmos maneiras de contribuir para o processo de decolonialidade em escolas que atendam estudantes indígenas e não indígenas. Para tanto, buscamos refletir como podemos trabalhar nas aulas de LP o compartilhamento dos conhecimentos ancestrais que servem como mecanismo essencial para a preservação da memória e como mecanismo de reflexão sobre suas práticas para o fortalecimento da identidade. Utilizou-se o método de Pesquisa-Ação-Triangular que ocorreu através de entrevista realizada com o Cacique Carlinhos da Aldeia Barra de Gramame em Conde/PB para coleta das narrativas míticas e posterior retextualização, questionários, aula de campo realizados com os alunos do 6º ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lina Rodrigues do Nascimento - Conde/PB e observações feitas pela professora pesquisadora ao longo das etapas de aplicação desta pesquisa. O objetivo geral deste trabalho é reconhecer/compreender o potencial das narrativas tabajara para a construção de um currículo escolar decolonial. Para tanto, nossos objetivos específicos são (a) ter contato com as narrativas locais, temporais e situacionais através das narrativas míticas indígenas tabajara; (b) reconhecer o pensamento colonial eurocentrado que ainda existe na escola, (c) refletir sobre novas práticas pedagógicas que visem decolonializar saberes e d) contribuir nas aulas de língua portuguesa com a integralização das culturas no ambiente escolar. A partir do reconhecimento da colonialidade presente no currículo nossa proposta de intervenção é inserir no currículo de Conde/PB o estudo sobre a etnia originária da região, os Tabajara, através do estudo das lendas indígenas, como sugere a Base Nacional Comum Curricular em sua habilidade (EF67LP28). Partiu-se dos conceitos de interculturalidade relacional, funcional e crítica (Walsh, 2009, 2012, 2022), problematizando as linhas abissais (Santos, 2009) e discutindo práticas sociais e educativas capazes de romper com a retórica do multiculturalismo e, efetivamente, vivenciar uma pedagogia decolonial através da interculturalidade crítica. Para a aplicação da interculturalidade crítica foram observadas as narrativas do povo Tabajara através da coleta de suas narrativas míticas baseadas nas perspectivas de Souza (2020) e Delgado (2003). A retextualização das narrativas míticas seguiu o pensamento de Marcuschi (2010) e Travaglia (2007) para se observar que tais narrativas guardam um saber ancestral (Thiél, 2013). Nas escolas o trabalho com a interculturalidade crítica pode ser feito através de práticas pedagógicas decoloniais de forma interdisciplinar (Fazenda, 1994) e nas aulas de Língua Portuguesa o trabalho com essas narrativas nesta perspectiva pode se dar seguindo a Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2009).
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Externo à Instituição - RODRIGO ALBUQUERQUE PEREIRA
Presidente - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES