PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: LAYANE DE SANTANA ARAÚJO

DISCENTE: LAYANE DE SANTANA ARAÚJO
DATA: 21/12/2023
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: Abordagens da multimodalidade no ensino de língua portuguesa: análise de material didático e proposta pedagógica
PALAVRAS-CHAVES: Livro didático de Língua Portuguesa. Anos Finais do Ensino Fundamental. Multimodalidade. Leitura Multimodal. Modos semióticos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Partindo da premissa de que a multimodalidade é um aspecto inerente a todos os textos, conforme propõem Kress e Van Leuween (1998), com esse trabalho buscou-se, de forma geral, realizar uma análise a fim de verificar como ocorre a abordagem da leitura multimodal a partir da Coleção Português: Linguagens (2022), de autoria de Cereja e Vianna, adotada para os anos finais do ensino fundamental. Para embasar teoricamente este trabalho, recorreu-se aos estudos de Kress e Van Lauween (1998, 2001 e 2003), Dionísio (2005, 2011 e 2016) e Ribeiro (2016, 2020) sobre a multimodalidade, textos multimodais e modos semióticos; e, para realizarmos a análise, foi essencial a leitura dos documentos oficiais que norteiam o ensino de língua portuguesa no Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998), a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e do Guia do Programa Nacional do Livro Didático (Brasil, 2023). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa de análise documental, tendo em vista o nosso corpus, a coleção Português: Linguagens (2022), destinada aos anos finais do ensino fundamental, e caracteriza-se ainda como exploratória por envolver o levantamento bibliográfico sobre a multimodalidade, a catalogação de todos os textos e a análise da oferta da leitura multimodal e dos modos semióticos presentes na constituição dos textos da coleção. Os resultados indicam que a coleção apresenta, em vários momentos, uma abordagem de leitura multimodal insatisfatória a partir das questões propostas após os textos, e, em algumas atividades, os modos semióticos são trabalhados de modo superficial, sendo assim, os volumes elaborados por Cereja e Vianna (2022) não compreendem, em boa parte de suas composições, as orientações dos documentos oficiais para o trabalho com a multimodalidade dos textos. Em consequência desses resultados, ocorreu a produção do e-book interativo, a fim de possibilitar aos professores de língua portuguesa o contato com um material pedagógico que forneça orientações e ampliação da proposta de leitura multimodal a partir dos textos da coleção Português: Linguagens (2022). Espera-se, ainda, que essa proposta didática supra as lacunas existentes nos volumes da coleção e possibilite não só ao professor, como também aos alunos, uma melhor compreensão sobre a importância dos modos semióticos na constituição dos textos e na leitura multimodal.
Externo à Instituição - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA
Presidente - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO