PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: IANE MIRELE MENDES DA SILVA

DISCENTE: IANE MIRELE MENDES DA SILVA
DATA: 31/01/2024
LOCAL: Ambiente virtual (https://meet.google.com/jac-qnyg-kwt)
TÍTULO: A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA CONSOLIDAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: consciência fonológica; vozeamento consonantal; proposta de intervenção pedagógica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo principal propor uma prática focada em atividades de consciência fonológica com uma criança do 5º ano do ensino fundamental, que já passou da fase da alfabetização, mas que ainda apresenta dificuldade com consoantes em correspondência biunívoca, seja na leitura seja na escrita, a exemplo da troca do /p/ por /b/ e do P por B. Para tanto, serão levantados os possíveis fatores que contribuem para a demora do processo de consolidação da alfabetização da criança, assim como as possíveis incidências de desvios na escrita de palavras, trocas e omissões de letras e como ocorrem esses fenômenos. O aporte teórico deste trabalho contou com estudos como os de Cosenza e Guerra (2011) sobre aquisição da linguagem; Soares (2020), Seara (2015), Adams et al. (2006), Lamprecht et al. (2012), Cagliari (2005) sobre Fonética, Fonologia e Consciência Fonológica sobre oposição de grau de vozeamento de pares mínimos consonantais no desenvolvimento da aquisição da linguagem, desenvolvimento da leitura e da escrita, bem como a contribuição dessas áreas para a formação do professor. No tocante a metodologia, ela é qualitativa intervencionista (Bortoni-Ricardo, 2008), com a especificidade de estudo de caso (Gerhardt e Silveira, 2009) com uma criança do 5º ano do ensino fundamental, na escola Nossa Senhora Aparecida, pertencente à rede municipal de Pirpirituba-PB. Com base na avaliação diagnóstica, as propostas de intervenção com atividades de consciência fonológica relacionadas ao trabalho com a correspondência biunívoca entre fonema e grafema foram baseadas em Lamprecht (2012) e Soares (2020). Por fim, a análise comparativa entre os dados diagnósticos, intervenção e pós-intervenção, foram analisados com respaldo em Zorzi (2008), Simões (2006), Valente (1997), Freitag (2020), no decorrer da descrição do processo de desenvolvimento da consciência fonológica do aluno.
Externo à Instituição - ANILDA COSTA ALVES
Interno - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA