PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MAURILIO MACEDO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURILIO MACEDO DE SOUZA
DATA: 31/01/2024
HORA: 10:30
LOCAL: Ambiente virtual (https://meet.google.com/rnn-izrz-tne)
TÍTULO: GÊNERO ORAL DEBATE: proposta didática para desenvolvimento de estratégia linguístico/discursiva no Novo Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Debate. Gênero oral. Novo Ensino Médio.
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: No âmbito do renovado Ensino Médio, o gênero oral debate surge como uma peça-chave no desenvolvimento pedagógico, destacando a argumentação como uma estratégia linguístico- discursiva de relevância incontestável. Este paradigma educacional reconfigurado visa não apenas transmitir conhecimento, mas também cultivar habilidades essenciais para a vida acadêmica e além. Diante desse contexto, esta pesquisa tem por objetivo principal defender a relevância do gênero oral debate como estratégia linguístico-discursiva no contexto do Novo Ensino Médio através da elaboração de uma proposta didática. Por objetivos específicos, propõe-se analisar como o debate contribui para o desenvolvimento das habilidades de expressão oral dos estudantes; investigar a influência do gênero oral debate no fomento do pensamento crítico e na capacidade de argumentação dos alunos; avaliar a percepção dos documentos/instrumentos didáticos em relação à eficácia do debate como instrumento pedagógico no processo de ensino- aprendizagem. Em última análise da pesquisa sobre o gênero oral debate no novo Ensino Médio, propõe-se a explorar não apenas uma metodologia educacional, mas um caminho para uma formação integral, capaz de enfrentar os desafios complexos da academia e da sociedade contemporânea. Partindo-se da hipótese de que a introdução do gênero oral debate no Novo Ensino Médio proporcionará não apenas um aprimoramento nas competências linguísticas dos alunos, mas também estimulará o desenvolvimento do pensamento crítico, promovendo uma participação mais ativa e reflexiva na comunidade escolar. Portanto, durante o estudo, abordamos os conceitos de gênero textual na concepção de Marcuschi (2011); gênero debate e ensino de Língua Portuguesa de acordo com os PCNs e BNCC da Língua Portuguesa; e ensino da oralidade partindo das concepções de Antunes (2009), Moraes (2021), Dolz, Schneuwly e Haller (2011) e demais autores.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CECYLIA DE ASSIS XAVIER E SÁ
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Presidente - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE