PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: KARLA ANDRYELE FÉLIX ABÍLIO

DISCENTE: KARLA ANDRYELE FÉLIX ABÍLIO
DATA: 31/01/2024
LOCAL: Sala 508
TÍTULO: OFICINA DE LINGUAGENS E REDAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA ATRAVÉS DO PROJETO ENEM NA QUEBRADA.
PALAVRAS-CHAVES: Redação do ENEM. Linguagem. Interpretação de texto. Argumentos. Interação
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Sabemos que a produção de uma redação demanda que o participante recorra a conhecimentos de diversas áreas do saber. Dessa forma, esse processo de produção escrita estimula outros campos, como a leitura, interpretação, análise linguística, argumentação sobre fatos sociais e a capacidade de associar diversas áreas de conhecimento para a defesa de um ponto de vista. Deste modo, este trabalho tem por objetivo realizar uma intervenção na aprendizagem da escrita da redação do ENEM, além de auxiliar na interpretação textual das questões de linguagens, em uma turma mista formada por jovens e adultos concluintes e que já finalizaram o Ensino Médio, com aulas realizadas em uma Associação Comunitária localizada na cidade de João Pessoa. Os objetivos específicos visam proporcionar aos discentes condições para o desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de textos, facilitação do processo de aprendizagem da língua materna, promoção do domínio da modalidade formal da língua portuguesa na escrita de texto dissertativo-argumentativo, Redação do ENEM, e compreensão do uso das linguagens nas suas mais diversas modalidades. A fundamentação teórica situa-se na Linguística Textual e, mais especificamente, nos pressupostos teóricos, (Koch, 2017 e 2003), (Bakhtin, 2011), (Marcuschi, 2008), (Antunes, 2003 e 2005), (GeraldI, 2011) e (Kleiman, 1995) autores que orientam o processo da redação, questões textuais como a coesão e a coerência e noções gerais que caracterizam a atividade da escrita. Dessa forma, a partir da fundamentação desses autores, é visto que os estudantes passam a compreender a linguagem como uma atividade de interação que embasa na construção da redação do ENEM. O corpus da pesquisa é formado por redações que foram realizadas dentro do período de três meses. Nessa pesquisa, ao que se refere à escrita da redação, foram analisadas as seguintes categorias: entendimento da temática, elaboração da tese, elaboração de argumentos, relação de coesão e coerência e construção da proposta de intervenção. Como resultados obtidos na análise das redações, podemos salientar que a intervenção foi satisfatória, visto que, muitos dos participantes não tinham uma boa relação com a escrita de textos, mas ao passar das aulas, uma grande parte de alunos conseguiu chegar aos objetivos pretendidos de acordo com os critérios analisados.
Externo à Instituição - EDILEIDE DE SOUZA GODOI
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL