PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: MARIA DOS PRAZERES FERREIRA LIMA DE MACEDO

DISCENTE: MARIA DOS PRAZERES FERREIRA LIMA DE MACEDO
DATA: 22/03/2024
LOCAL: Ambiente virtual (meet.google.com/wik-jpfn-viz)
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada docente; Ensino da leitura e escrita; Uso das tecnologias digitais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A presente pesquisa reflete sobre a formação continuada, especificamente, sobre os desafios na práxis docente no ensino da leitura e escrita a partir do uso das tecnologias digitais, numa Escola de Referência em Ensino Médio, no município de Petrolina-PE. O estudo se enquadrou como pesquisa de campo por meio de uma pesquisa-ação, do tipo quanti-qualitativa, uma vez que, além de ter descrito o objeto de estudo e analisá-lo, também foi realizada uma intervenção através da aplicação de questionário semiestruturado, das observações que foram realizadas em sala de aula, da análise de planejamento bimestral e da elaboração de um material educativo. Com relação à estrutura, essa pesquisa está organizada em 5 capítulos. O primeio trata das concepções e legislações sobre a formação continuada docente, especificamente no município de Petrolina-PE. O segundo faz uma abordagem sobre o ensino da leitura e da escrita a partir do uso das tecnologias digitais no contexto escolar, refletindo sobre a práxis pedagógica do professor. No terceiro capítulo, apresentamos o percurso metodológico da pesquisa. No quarto, apresentamos os resultados e discussões a partir das respostas dadas pelas professoras colaboradoras, da observação em sala de aula e da verificação do planejamento bimestral. E concluímos, apresentando nas considerações finais, o que apreendemos da realidade pesquisada e as nossas contribuições para fortalecer a implementação de formação continuada docente. Para isso, foram consideradas contribuições teóricas de Varão (2022), Silva (2022), Matos (2020), Marcusch (2010) e documentos como a BNCC (2018), LDB (1996), o Estatuto de Magistério – Lei nº 11.329, de 16 de janeiro de 1996, dentre outros que deram subsídios fundamentais ao estudo. Além disso, teve como objetivo geral investigar as representações de três professoras de Língua Portuguesa sobre suas vivências em formação continuada e de que modo a formação as tem auxiliado no ensino da leitura e da escrita a partir do uso das tecnologias digitais. . E como objetivos específicos: (1) Apresentar como se dá o processo de formação continuada dos professores de Língua Portuguesa, da Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Padilha, do município de Petrolina, estado de Pernambuco, comparando esse processo no período de 2019 e 2023. (2) Observar como as tecnologias aparecem para o ensino de leitura e escrita. (3) Avaliar a evolução da competência do uso das tecnologias digitais para o ensino de leitura e escrita, para propor uma intervenção na formação continuada dos docentes.
Externo ao Programa - 1285560 - FABIANA SOUZA SILVA MENDES DE ARAUJO
Interno - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA