PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: TAIANE DA SILVA LIRA RIBEIRO

DISCENTE: TAIANE DA SILVA LIRA RIBEIRO
DATA: 22/03/2024
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: CONHECIMENTO E USO DE TEXTOS MULTIMODAIS NO ENSINO DE LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Multimodalidade; Leitura de textos multimodais; Anos Finais do Ensino Fundamental.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A leitura de textos multimodais⁄multissemióticos ainda é pouco explorada nas práticas de leitura propostas pelos docentes de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental (RIBEIRO, 2016). Frequentemente, presenciamos o compartilhamento de angústias e inseguranças por muitos colegas de docência, que revelam a ausência e⁄ou insuficiência na formação inicial e continuada com foco no trabalho com textos multimodais. Nesse contexto, definimos nosso objeto de estudo a leitura de textos multimodais nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir do trabalho dos docentes de Língua Portuguesa das escolas jurisdicionadas à 15ª GRE, Corrente – PI. Como ponto de partida da nossa reflexão, tomamos as seguintes questões: Qual o conhecimento teórico- metodológico desses professores para o trabalho com leitura de textos multimodais? Quais os avanços e/ou inovações pedagógicas no que se refere às práticas de leitura de textos multimodais adotadas pelos sujeitos da pesquisa? Assim, a presente pesquisa tem por objetivo geral investigar o conhecimento e o uso de textos multimodais no ensino de leitura dos anos finais do ensino fundamental pelos docentes de Língua Portuguesa que atuam em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental das escolas jurisdicionadas à 15ª GRE, Corrente – PI. E como objetivos específicos: i) investigar qual é o conhecimento teórico e uso de textos multimodais e de leitura multimodal pelos docentes de Língua Portuguesa que atuam em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental das escolas jurisdicionadas à 15ª GRE, Corrente – PI; ii) investigar se os sujeitos desta pesquisa conhecem as propostas e orientações da BNCC, do Currículo do Piauí, e/ou outros documentos para o trabalho com a leitura de textos multimodais nos anos finais do Ensino Fundamental; iii) investigar se e como as práticas de leitura adotadas contemplam a leitura de textos multimodais a fim de identificar possíveis avanços e⁄ ou desafios. Para esta investigação, tomamos como base as discussões de Ribeiro (2016;2020) sobre leitura e textos multimodais partindo da premissa de que todos os textos são multimodais e também estabelecemos um diálogo com alguns autores, como Krees e Van Leeuwen (2006) que apresentam alguns princípios que se aplicam a composição do texto multimodal; Dionísio e Vasconcelos (2013) que apresentam alguns aspectos importantes que podem orientar e facilitar a leitura de textos multimodais e Barros (2009) que apresenta estratégias fundamentais para a leitura de textos multimodais dentre outros e; com documentos oficiais a Base Nacional Comum Curricular (BNNC/2018) e Currículo do Piauí, 2020. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa (GUERRA, 2014), exploratória (PRODANOV; FREITAS, 2013). O campo de pesquisa deste estudo abrangeu 09 (nove) escolas públicas da Rede Estadual de Ensino jurisdicionadas à 15ª GRE, Corrente –PI que ofertam os Anos Finais do Ensino Fundamental, distribuídas em 07 (sete) municípios. Como sujeitos da pesquisa, colaboraram 20 (vinte) docentes de Língua Portuguesa que atuam em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental lotados nas escolas campo. Como procedimentos técnicos e instrumentos de coleta de dados, utilizamos pesquisa bibliográfica, levantamento por amostragem, realizado por meio da aplicação de questionário semiestruturado online via Google Forms. Os resultados apontam que o conhecimento teórico-metodológico dos professores de língua portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental das escolas jurisdicionadas à 15ª GRE, Corrente – PI para o trabalho com leitura de textos multimodais ainda é muito precário e insuficiente, o que pode comprometer sua prática em sala de aula. A partir desses resultados, elaboramos uma proposta didática com o intuito de contribuir com o ensino de leitura de textos multimodais/multissemióticos; proposta essa materializada em um Caderno Pedagógico constituído por unidades temáticas por meio das quais propomos reflexões teórico-metodológicas acerca da leitura de textos multimodais/multissemióticos.
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Presidente - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO