PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: SAYONARA LEITE FALCÃO

DISCENTE: SAYONARA LEITE FALCÃO
DATA: 04/04/2017
LOCAL: SALA DO VALPB
TÍTULO: O celular na sala de aula: possibilidade para os multiletramentos na Educação de Jovens e Adultos
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Inclusão Digital. Letramento Social.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Este estudo apresenta as apreciacoes sobre o uso do aparelho tecnologico o celular, fazendo parte das acoes pedagogicas em sala de aula, para a promocao da inclusao digital como parte constituinte do processo de ensino/aprendizagem. Desenvolvido em seis turmas do primeiro ciclo da EJA das Escolas Municipais de Boa Vista-PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, respaldada pela pedagogia freireana, nos referenciais da linguistica aplicada e na cultura digital e ensino. A fundamentacao teorica que se deu nas bases libertadoras da educacao popular, buscou contribuicoes nos estudos sobre as tecnologias digitais e da informacao e os multiletramentos, estabelecendo um dialogo entre estudiosos de varias areas de conhecimento, a exemplo de: Freire (2011) Kleiman (2005), Andre (2008), Alves (1991), Gonsalves (2001), Gil (2002), Kenski (2012) ROJO (2012), para compor um panorama favoravel a construcao da escrita e a inclusao das tecnologias digitais na EJA. Os procedimentos metodologicos utilizados envolveram a observacao participante, as intervencoes nas turmas da EJA, com registros atraves do diario de campo, de filmagens e fotografias, alem de entrevistas e da analise colaborativa, envolvendo as professoras, propiciando reflexoes da pratica docente. O foco das observacoes foram os processos interativos, no campo dos multiletramentos envolvidos no uso do aparelho celular. Considerou-se, nas interpretacoes dos dados iniciais, os implicadores das praticas de letramento e as habilidades no uso do aparelho tecnologico o celular, que convergem para a construcao efetiva da escrita e a inclusao digital. Verificando-se o respeito pela diversidade presente na EJA. A analise permitiu a percepcao de que a producao escrita nao se apresenta como o principal objetivo para o primeiro ciclo da EJA. A acao docente, quando esta direcionada a construcao da escrita, limita-se a praticas voltadas a apropriacao do Sistema de Escrita Alfabetica e a normatividade; desvinculando-se, muitas vezes, dos usos sociais da escrita. E comum um afastamento entre alfabetizacao e praticas pedagogicas de inclusao digital, comprovando a necessidade de estudos que, indo alem das explicacoes cientificas, requer acoes praticas, viaveis em determinado contexto e, portanto, contribuinte para a verdadeira construcao da escrita e inclusao social por jovens e adultos, que sofrem historicamente a exclusao no processo educacional. A partir de tais conclusoes surgiu uma sequencia didatica, com atividades praticas com o aparelho celular, que fora construida e executada nessas turmas, enquanto produto final, que possibilitou a inclusao digital em uma experiencia no primeiro ciclo da EJA.
Externo ao Programa - 3203162 - FRANCISCA ALEXANDRE DE LIMA
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO