PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉA MEIRELES DE FREITAS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉA MEIRELES DE FREITAS LIMA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: COMUNICAÇÃO PÚBLICA E ESTRATÉGIAS DE INFORMAÇÃO EM MENSAGEIRO INSTANTÂNEO EM PERNAMBUCO: estudo de caso do canal de WhatsApp ‘Informa Petrolina’
PALAVRAS-CHAVES: comunicação pública; transparência; assessoria de imprensa; informação pública; WhatsApp.
RESUMO: Uma nova experiência de transparência pública está sendo possível nos últimos 20 anos, em virtude das plataformas digitais. A consulta pública depende, contudo, do interesse do cidadão em estar informado. Ao mesmo tempo, é dever do Estado promover estratégias para ampliar o acesso à informação. A pesquisa propõe discutir a comunicação pública no âmbito digital, a partir da análise do ‘Informa Petrolina’, um canal de divulgação de informação pública via WhatsApp, criado pela Prefeitura de Petrolina e administrado pelo setor de Comunicação. O objetivo do estudo é responder à questão: Como a prefeitura de Petrolina comunica informações públicas através do WhatsApp? Para responder essa pergunta, propomos um estudo de caso do ‘Informa Petrolina’, a partir da análise descritiva do conteúdo informativo divulgado e das mensagens de interação dos inscritos no canal. Foi estabelecido um recorte temporal de 60 dias, dividido em três momentos: setembro de 2019; março/abril de 2020; e julho de 2022. Também planejamos entrevistas semiabertas com a equipe da Coordenadoria de Comunicação de Petrolina, para investigar as potencialidades e limitações do canal. Com o resultado da pesquisa, esperamos verificar se intenções políticas estão por trás da estratégia de comunicação pública, bem como se é pertinente ao poder público criar estratégias para expandir a difusão de canais de comunicação pública a partir do mensageiro instantâneo, uma vez que essa mídia social ocupa um espaço relevante como fonte de informações no Brasil.
Externo à Instituição - FIORENZA ZANDONADE CARNIELLI
Presidente - 060.325.956-17 - PAULA DE SOUZA PAES - UFPB