PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de DEFESA: SERGIO PAIVA MONTENEGRO

DISCENTE: SERGIO PAIVA MONTENEGRO
DATA: 22/08/2017
LOCAL: CCTA
TÍTULO: Livro-reportagem: Cinco atletas paralímpicos e suas histórias de vida
PALAVRAS-CHAVES: Paradesporto. Paralimpíadas. Livro-reportagem. Inclusão social.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Considerando o paradesporto como um tema de grande relevancia, entretanto pouco explorado e divulgado nos veiculos de comunicacao e meio academico, este trabalho tem como objetivo produzir um livro-reportagem sobre atletas paraibanos que competiram nas Paralimpiadas Rio 2016, mostrando como iniciaram suas atividades no paradesporto, a historia de vida, os preconceitos sofridos, as dificuldades por conta da deficiencia para poder competir, assim como a participacao e experiencia durante os jogos. Para a producao do livro, o recurso privilegiado foi a realizacao de entrevistas com cinco atletas paraibanos, utilizando-se como criterio principal de escolha o fato de residirem no estado da Paraiba. Coloca-se ainda como objetivo do estudo do trabalho o despertar da sociedade pela importancia e respeito as pessoas com deficiencia. O relatorio, em seu desenvolvimento, envolve um panorama contextual do paradesporto no mundo, no Brasil e na Paraiba, apresenta ainda uma discussao sobre inclusao social e os dispositivos legais e fundamenta as estrategias adotadas, como: entrevista em profundidade, construcao do livro-reportagem, abordando as discussoes sobre jornalismo literario e perfis.
Externo ao Programa - 6104346 - EDONIO ALVES DO NASCIMENTO
Presidente - 1117793 - JOANA BELARMINO DE SOUSA