PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de DEFESA: FRANCISCO DE ASSIS COSTA FILHO

DISCENTE: FRANCISCO DE ASSIS COSTA FILHO
DATA: 25/08/2017
LOCAL: CCTA
TÍTULO: LIVRO-REPORTAGEM: CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1987 – CONFLITOS E TENSÕES JORNALÍSTICAS EM RELAÇÃO À EXCLUSIVIDADE DO TÍTULO DO SPORT CLUB DO RECIFE
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo esportivo; Livro-reportagem; Campeonato Brasileiro de 1987.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O Campeonato Brasileiro de 1987 e considerado um dos mais polemicos da historia do futebol nacional. A disputa foi alem do campo de jogo e o confronto judicial entre Sport Club do Recife e Clube de Regatas do Flamengo durou ate o dia 18 de abril de 2017, quando o Supremo Tribunal Federal decidiu pela ratificacao da exclusividade do titulo do clube pernambucano. Embora respaldada juridicamente e contando com a chancela da Confederacao Brasileira de Futebol, a conquista do Sport jamais obteve o reconhecimento da chamada grande imprensa. A relevancia historica e a atualidade do objeto, alem da escassez de estudos academicos na area jornalistica, justificaram a escolha do tema deste trabalho, que teve como objetivo analisar a atuacao de parte desses segmentos jornalisticos em relacao a cobertura daquele evento esportivo por meio da discussao do processo de monopolizacao midiatica e suas ressonancias, evidenciando marcas de tendenciosidade e manipulacao da noticia. Como parte da metodologia, foram feitas entrevistas em profundidade com advogados, dirigentes, historiadores, jornalistas, juristas, professores e torcedores, alem da aplicacao de analise textual de livros e de materias dos jornais Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e O Globo. Essa analise se estendeu a revista Placar e ao site GloboEsporte.com. Como produto final deste trabalho academico foi desenvolvido o livro-reportagem Brasileirao 87: grande imprensa renega o titulo do Sport destacando fatos levantados atraves de pesquisa minuciosa sobre o assunto, algo que parte consideravel dos segmentos jornalisticos fizeram – e ainda fazem – questao de manter fora do alcance do grande publico.
Interno - 1117793 - JOANA BELARMINO DE SOUSA
Externo ao Programa - 337362 - MARCOS ANTONIO NICOLAU