PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Not informed

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO ALUNO JOÃO LUCAS PINHEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:

DISCENTE: JOÃO LUCAS PINHEIRO DA SILVA
DATA: 07/04/2020
LOCAL: Remoto. Hangouts Meet. Enviaremos o link para os membros da banca 15 minutos antes.
TÍTULO: TRABALHANDO COM OS DESCRITORES DA PROVA BRASIL NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Estratégias. Proficiência
RESUMO: A aquisição de habilidades de leitura é imprescindível para os estudantes da Educação Básica, haja vista que a leitura possibilita a obtenção e a ampliação de conhecimentos que permitem enxergar o mundo criticamente e atuar sobre ele de maneira autônoma. Desse modo, o objetivo principal dessa pesquisa será desenvolver um projeto de intervenção, utilizando as estratégias de leitura, propostas por Solé (1998), a partir dos descritores da Prova Brasil, para a melhoria da competência leitora dos alunos. Esse trabalho se justifica uma vez que, no decorrer das aulas, observou-se um rendimento insuficiente desses alunos quanto às atividades de leitura que exigem deles o reconhecimento de informações além das apresentadas explicitamente nos textos. A fim de embasar nossa pesquisa, recorremos a um aporte teórico que melhor a fundamente, a partir dos estudos desenvolvidos por Antunes (2003), Koch (2010; 2011), Cavalcante (2015), Bakhtin (1986), Kleiman (2011), Travaglia (2009) entre outros, cuja concepção de leitura vincula-se ao ensino de língua numa perspectiva linguístico-comunicativa; as estratégias de leitura são embasadas em Solé (1998) e Kleiman (2016). Além disso, foram consultados documentos oficiais tomados como diretrizes para a educação no país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) e a Matriz de Referência SAEB/Prova Brasil (BRASIL, 2013). Em relação à metodologia, a nossa pesquisa é de natureza aplicada e de caráter intervencionista, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. Desse modo, após nossa ação interventiva, esperamos alcançar resultados positivos quanto ao desenvolvimento da competência leitora dos estudantes.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO