PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


DEFESA DA ALUNA JÔSE PESSOA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:


DISCENTE: JÔSE PESSOA DE LIMA
DATA: 20/04/2020
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTO. ZOOM MEETINGS
TÍTULO: A PRODUÇÃO DE MINICONTOS MULTIMODAIS MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GACHAVERSE
PALAVRAS-CHAVES: Letramentos. Multimodalidade. Tecnologia. Multiletramentos. Gachaverse. Minicontos.
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: As inovações tecnológicas digitais fazem parte das transformações sociais do século XXI, são inerentes ao estilo de vida na contemporaneidade urbana. A sociedade vivencia inúmeras mudanças na área profissional, ambiental, comportamental e nas relações humanas, entre outras. Tendo em vista todos esses fatores, a escola, enquanto instituição formadora, precisa convergir com novas práticas sociais de letramentos para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem por meio de recursos tecnológicos digitais que proporcionem a participação efetiva dos estudantes e os motivem a estudar, a pesquisar e a produzir de maneira letrada, em diversos contextos. Nessa perspectiva, este estudo tem por objetivo principal possibilitar um projeto de letramento que proporcione os letramentos digital e literário, junto a alunos do 9º ano de uma escola pública da rede municipal, situada em João Pessoa/PB, mediante a ferramenta digital Gachaverse, aplicativo móvel compatível com smartphones, iPhones ou tablets, na produção de minicontos multimodais. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa e de cunho intervencionista que contemplou uma turma do Ensino Fundamental, contendo 35 alunos, de faixa etária entre 14 e 16 anos. Como aporte teórico, fundamentamo-nos em estudos de autores que discorrem sobre letramento e letramentos digitais em sala de aula, como Coscarelli (2010/2016), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) e Soares (2004). Os referidos pesquisadores defendem a utilização das tecnologias digitais nas escolas, como forma de desenvolver habilidades de letramentos nas práticas sociais dos alunos. A respeito dos multiletramentos e das multissemioses presentes em textos multimodais, pautamo-nos em Rojo (2012/2013), Ribeiro (2016/2018) e na BNCC (2017). Acerca do letramento literário, embasamo-nos em teorias apresentadas por Cosson (2014/2018), entre as quais seguimos a dos círculos de leitura para a interpretação do texto literário, Candido (1995) e Fernandes (2016). Com relação às tecnologias digitais, enquanto recursos pedagógicos que proporcionam a criatividade e a colaboração entre os educandos, apoiamo-nos nas discussões de Gabriel (2013), Merije (2012) e Moran, Masetto e Behrens (2013). Também recorremos aos estudos acerca da retextualização, enquanto processo de transformação de modalidade que facilita a produção textual, segundo Marcuschi (2001) e Dell’Isola (2007). Como resultado, constatamos a participação efetiva dos educandos, a produção colaborativa em equipe, maior interesse pela leitura literária e a utilização proativa de recursos tecnológicos, configurando, assim, práticas de letramentos digital e literário.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Externo à Instituição - EDILMA DE LUCENA CATANDUBA

 

Link de acesso à defesa remota: https://us04web.zoom.us/j/78765770317