PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Not informed

DEFESA DA ALUNA JÔSE PESSOA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:

DISCENTE: JÔSE PESSOA DE LIMA
DATA: 20/04/2020
LOCAL: REMOTO. ZOOM MEETINGS
TÍTULO: A PRODUÇÃO DE MINICONTOS MULTIMODAIS MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GACHAVERSE
PALAVRAS-CHAVES: Letramentos. Multimodalidade. Tecnologia. Multiletramentos. Gachaverse. Minicontos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: As inovações tecnológicas digitais fazem parte das transformações sociais do século XXI, são inerentes ao estilo de vida na contemporaneidade urbana. A sociedade vivencia inúmeras mudanças na área profissional, ambiental, comportamental e nas relações humanas, entre outras. Tendo em vista todos esses fatores, a escola, enquanto instituição formadora, precisa convergir com novas práticas sociais de letramentos para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem por meio de recursos tecnológicos digitais que proporcionem a participação efetiva dos estudantes e os motivem a estudar, a pesquisar e a produzir de maneira letrada, em diversos contextos. Nessa perspectiva, este estudo tem por objetivo principal possibilitar um projeto de letramento que proporcione os letramentos digital e literário, junto a alunos do 9º ano de uma escola pública da rede municipal, situada em João Pessoa/PB, mediante a ferramenta digital Gachaverse, aplicativo móvel compatível com smartphones, iPhones ou tablets, na produção de minicontos multimodais. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa e de cunho intervencionista que contemplou uma turma do Ensino Fundamental, contendo 35 alunos, de faixa etária entre 14 e 16 anos. Como aporte teórico, fundamentamo-nos em estudos de autores que discorrem sobre letramento e letramentos digitais em sala de aula, como Coscarelli (2010/2016), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) e Soares (2004). Os referidos pesquisadores defendem a utilização das tecnologias digitais nas escolas, como forma de desenvolver habilidades de letramentos nas práticas sociais dos alunos. A respeito dos multiletramentos e das multissemioses presentes em textos multimodais, pautamo-nos em Rojo (2012/2013), Ribeiro (2016/2018) e na BNCC (2017). Acerca do letramento literário, embasamo-nos em teorias apresentadas por Cosson (2014/2018), entre as quais seguimos a dos círculos de leitura para a interpretação do texto literário, Candido (1995) e Fernandes (2016). Com relação às tecnologias digitais, enquanto recursos pedagógicos que proporcionam a criatividade e a colaboração entre os educandos, apoiamo-nos nas discussões de Gabriel (2013), Merije (2012) e Moran, Masetto e Behrens (2013). Também recorremos aos estudos acerca da retextualização, enquanto processo de transformação de modalidade que facilita a produção textual, segundo Marcuschi (2001) e Dell’Isola (2007). Como resultado, constatamos a participação efetiva dos educandos, a produção colaborativa em equipe, maior interesse pela leitura literária e a utilização proativa de recursos tecnológicos, configurando, assim, práticas de letramentos digital e literário.
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES