PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Not informed

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA ALUNA LIDUÍNA MARIA DO CARMO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:

DISCENTE: LIDUÍNA MARIA DO CARMO
DATA: 22/05/2020
LOCAL: Zoom Meetings
TÍTULO: LITERATURA DE CORDEL E O EMPODERAMENTO FEMININO: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário. Literatura de cordel. Empoderamento feminino. Sequência didática. Produção escrita
RESUMO: O presente trabalho é uma proposta de intervenção pedagógica que tem por objetivo geral contribuir para a promoção do letramento literário em uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Fortaleza, a partir do estudo da literatura de cordel de autoria feminina. A proposta também busca auxiliar na formação crítica dos alunos, propiciando-lhes condições de expressão de suas subjetividades e dos seus posicionamentos sobre o tema empoderamento feminino, por meio tanto da oralidade quanto da escrita. Esse trabalho surgiu de questionamentos feitos pelos próprios alunos acerca da situação da mulher em nossa sociedade a partir de uma discussão na sala de aula sobre a Lei Maria da Penha, iniciada pela leitura de um cordel. Motivada por essa experiência, será proposta, portanto, a leitura de cordéis produzidos pela cordelista cearense Ivonete Morais, que versam sobre o feminino. O trabalho será pautado numa sequência didática expandida, metodologia proposta por Cosson (2009) na obra Letramento literário, e terá como suporte teórico, a princípio, Candido (2004), com O direito à literatura, Marinho e Pinheiro (2012), com O cordel no cotidiano escolar, Maxado (2012), com a obra O que é cordel na literatura popular, Holanda e Rinaré (2009), com Cordel criar, rimar e letrar, Haurélio (2010), com Breve história da literatura de cordel, e Berth (2019), com Empoderamento. Ao final, a produção dos alunos será contemplada em um sarau literário que a escola promove todo ano, o que nos dará a oportunidade de socializar a proposta com toda a comunidade escolar. Em termos de resultados, esperamos que este trabalho contribua para a formação de leitores críticos, autônomos e participativos.

Presidente - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES