PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA ALUNA ELIANA CÉSAR RODRIGUES GUEDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:


DISCENTE: ELIANA CÉSAR RODRIGUES GUEDES
DATA: 28/05/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Remoto. Google Meet.
TÍTULO: O USO DA LEITURA CRÍTICA E AS QUESTÕES DE GÊNERO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE DIFERENTES ÉPOCAS: POSSIBILIDADES PARA A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS
PALAVRAS-CHAVES: Leitura crítica. Anúncio publicitário. Estereótipos de gênero.
PÁGINAS: 201
RESUMO: A prática da leitura no contexto escolar constitui uma problemática, visto que alunos e alunas quando leem, na maioria das vezes, fazem leituras superficiais do texto, limitadas à decodificação e à localização de informações explícitas, eximindo-se de realizar uma leitura crítica. Além disso, é comum ouvir nos discursos dos/das adolescentes uma visão de mundo machista que corrobora com a disseminação de estereótipos de gênero e de preconceitos, principalmente em relação à mulher. Diante disso, surgiu a necessidade do incentivo à leitura crítica de alunos e de alunas e a desconstrução da imagem da mulher pautada em generalizações forçadas e sexistas, que culminou neste projeto de pesquisa, cujo objetivo geral é compreender como as reflexões sobre as questões de gênero, por meio da análise de anúncios publicitários de diferentes épocas, podem contribuir para o desenvolvimento da leitura crítica e para a desconstrução de estereótipos. A pesquisa terá como participantes alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental e apresentará uma abordagem qualitativa. O trabalho de campo acontecerá de forma intervencionista, através da pesquisa-ação, e utilizará a pesquisa bibliográfica, a roda de conversa, a observação participante e a aplicação de oficinas temáticas como procedimentos geradores de dados. Para constituir o corpus do trabalho, serão analisadas as construções ideológicas presentes nos anúncios publicitários. O presente estudo está estruturado em três eixos temáticos, ancorados em diversos autores/as, a saber: Gênero - Scott (1995), Butler (2003), Louro (2003), Conell e Pearse (2015) e Auad (2019); Leitura - Koch e Elias (2014), Kleiman (2000), Solé (1998) e Foucambert (1994); Anúncio publicitário - Bakhtin (1999), Malanga (1976), Sant’Anna, Rocha Junior e Garcia (1998), Kress e van Leeuwen (2006), entre outros/outras. A análise de dados será realizada mediante o método dos Núcleos de Significação que, a partir de uma dimensão histórico-dialética, propõe a análise dos sentidos presentes no discurso, possibilitando a verificação das transformações e das contradições que ocorrem no processo de construção dos sentidos e significados, possibilitando uma análise que permite ir além do aparente e considerar tanto as condições subjetivas quanto as contextuais e históricas. Vislumbramos, através da realização de atividades de análise e reflexão sobre a língua, fomentar a desconstrução de conceitos errôneos que alunos e alunas trazem de fora para dentro do ambiente escolar, para que seja possível quebrar paradigmas e ampliar os seus horizontes, fazendo com que sejam capazes de refletir com criticidade acerca do mundo e dos acontecimentos que os/as circundam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo ao Programa - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY