PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Not informed

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA ALUNA GLÓRIA MARIA DOS SANTOS LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:

DISCENTE: GLORIA MARIA DOS SANTOS LEITE
DATA: 29/05/2020
LOCAL: Remoto. Plataforma Zoom Meetings
TÍTULO: O GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CENA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Produção escrita. Relato de experiência. Educação de Jovens e Adultos.
RESUMO: As dificuldades enfrentadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no tocante ao desenvolvimento de sua produção escrita, têm revelado a necessidade de o professor dar ênfase ao ensino-aprendizagem da escrita enquanto uma prática social. Tal constatação possibilita, entre outros, os seguintes questionamentos: (1) qual gênero textual poderia possibilitar um maior envolvimento dos alunos em um projeto de produção escrita? (2) como levar os alunos a refletirem sobre suas próprias produções, e os conduzir ao processo de reescrita dos textos produzidos? Essas questões possibilitaram o delineamento do objetivo geral desta pesquisa: propiciar o desenvolvimento da competência escrita de alunos da EJA, do ciclo III (6o e 7o ano do ensino fundamental regular), de uma escola pública situada na periferia de Santa Rita-PB, a partir do processo de construção do gênero textual relato de experiência. Para fundamentar teoricamente o trabalho, parte-se dos estudos desenvolvidos por Freire (2002, 2003), Eugênio (2004), Gadotti (2008), Santana (2018) sobre Educação de Jovens e Adultos; Antunes (2003, 2005), Koch e Elias (2009), Geraldi (2004), Costa Val (2016) entre outros acerca da noção de texto e escrita e Menegassi (1998), Antunes (2003,2005), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), Ruiz (2018) acerca do processo de reescrita. Ainda sobre a noção de escrita, recorrer-se-á à Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), que evidencia as competências e habilidades em produção escrita a serem alcançadas pelos discentes. Os estudos de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008) também serão decisivos para a compreensão de gêneros textuais/discursivos; assim como os de Eulálio, Nascimento e Albuquerque (2013), Ferreira (2017), e outros pesquisadores no que tange ao estudo do gênero relato de experiência. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e de caráter interventivo, configurando-se uma pesquisa-ação, a qual terá seu corpus gerado a partir de uma primeira produção textual que, após ser analisada, possibilitará a realização de oficinas que levarão os alunos a refletirem sobre suas próprias produções. Como resultados da pesquisa, espera-se que os discentes: a) tornem-se protagonistas de sua própria história, expressando-se livremente acerca de sua história de vida e, especialmente, acerca da importância da escola em sua vida; b) tornem-se leitores de seus próprios textos, sendo instigados ao processo de revisão e reescrita textual.

Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO