PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO ALUNO EDILSON BARBOSA MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:


DISCENTE: EDILSON BARBOSA MARTINS
DATA: 29/05/2020
HORA: 17:00
LOCAL: Remoto. Google Meet.
TÍTULO: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DO GÊNERO DISCURSIVO AUTOBIOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Letramento. Escrita. Autobiografia.
PÁGINAS: 67
RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos enquanto modalidade de ensino assume, segundo documentos oficiais, o papel de reparar e conceder igualdade de oportunidade, dando acesso a bens como leitura e escrita àqueles que em outro tempo não puderam usufruir, recolocando-os como capaz de participar efetivamente na sociedade altamente letrada e grafocêntrica. Nesse contexto, torna-se imperioso que as práticas de ensino desenvolvidas para tal modalidade, sejam práticas que contemplem a escrita de modo significativo e que sejam assentadas nos usos reais que fazemos da mesma, nas diversas esferas sociais, constituindo-se em práticas que levem a efetivos letramentos. Dessa maneira, o trabalho em questão visa compreender como um projeto de letramento, envolvendo o gênero discursivo autobiográfico pode favorecer o aprimoramento do processo de escrita dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, II Ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Santa Rita-PB. Nesse sentido, desenvolveremos uma pesquisa de natureza qualitativa, configurada enquanto pesquisa-ação de cunho intervencionista, na qual teremos como instrumentos de geração de dados a observação participante, rodas de conversa e oficinas temáticas, tomaremos também, enquanto técnica para a análise dos dados obtidos, a análise de conteúdo, compreendemos ainda, que tais instrumentos de geração e análise de dados nos auxiliarão nas práticas propostas em torno do gênero discursivo autobiografia, tomado para a promoção de letramentos. Norteiam-nos enquanto construção teórica, o entendimento da legislação brasileira no tocante à EJA, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), as Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), no que diz respeito ao entendimento sobre práticas de letramentos Tfouni (2005), Oliveira, Tinoco e Santos (2014), Kleiman (2005) e Soares (2017), a respeito da escrita enquanto interação discursiva corroboram-nos Bakhtin (2003), Koch e Elias (2014) e no tocante à discussão em torno do gênero discursivo autobiografia, amparam-nos Larrosa (1994), Cunha (1997) e Lejeune (2008). Portanto, trabalhando com a escrita a partir de práticas que evidenciem os letramentos, esperamos contribuir para o aprimoramento da escrita dos alunos, contribuindo assim, para a sua formação enquanto cidadão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA DE SOUZA AQUINO