PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Not informed

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO ALUNO JEFERSON SILVA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi realizada pelo Programa, conforme dados abaixo:

DISCENTE: JEFERSON SILVA DO NASCIMENTO
DATA: 30/05/2020
LOCAL: Plataforma Zoom
TÍTULO: VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA NOMINAL EM PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Língua escrita versus oralidade. Sintagma nominal. Variação e ensino.
RESUMO: Este trabalho tem como foco trabalhar os desvios de concordância nominal, nomeadamente o apagamento do /S/ no sintagma nominal SN, em uma turma de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Itapororoca-PB. Para tanto, partiremos do processo de escrita desses alunos, a partir de uma proposta didática focada no desenvolvimento das habilidades de escrita/reescrita e analise linguística. Para tanto, desenvolveremos um trabalho interventivo que apresente uma concepção de ensino que vá além dos métodos de ensino tradicionais, de modo que contribuía para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos quanto ao uso da língua em diferentes contextos, seja oral ou escrito. Fundamentaremos esta pesquisa nos pressupostos teóricos os estudos apresentados por Antunes (2004 e 2007); Bagno (2000 e 2001)); Bortorni-Ricardo (2009); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Kleiman (2012); Koch e Elias (2003); Possenti (1996); Neves (1997); Scherre (1988,1996); PCNs (1998); BNCC (2018) entre outros. Será uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo e intervencionista que irá ocorrer em um espaço de interação do pesquisador com os participantes da pesquisa (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental), uma vez que o próprio pesquisador é também professor regente da turma de alunos pesquisados.

Presidente - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES