PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: TAYNARA BATISTA LINS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYNARA BATISTA LINS
DATA: 14/12/2018
LOCAL: PPGPNSB
TÍTULO: ESTUDO DE PRÉ FORMULAÇÃO DE RECRISTALIZADOS E MICROPARTICULAS DO ÁCIDO FERÚ
PALAVRAS-CHAVES: Caracterização do estado sólido. Solubilidade. Validação. Planejamento fatorial.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: O acido ferulico (AF) e um acido fenolico e sua principal atividade biologica relatada e antioxidante, porem possui solubilidade limitada. O presente trabalho realizou o estudo de pre-formulacao do acido ferulico (AF) para o desenvolvimento de cristais e microparticulas com quitosana visando o aumento de solubilidade e, tambem, foram avaliadas as caracteristicas do estado solido. Para a caracterizacao do estado solido utilizaram-se as tecnicas de difracao de raio X (DRX), espectroscopia na regiao do infravermelho (IV), calorimetria exploratoria diferencial (DSC), termogravimetria (TG), analise termica diferencial (DTA), microscopia eletronica de varredura (MEV) e granulometria a laser. Os cristais de acido ferulico foram obtidos pelo processo de cristalizacao atraves de duas tecnicas diferentes (cristalizacao de anti-solvente e sonocristalizacao). Um metodo analitico foi desenvolvido para a quantificacao do AF por Cromatografia Liquida de Alta Eficiencia (CLAE) e para o doseamento das microparticulas. A obtencao das microparticulas foi delinada atraves de um planejamento fatorial 23 variando a proporcao de acido ferulico e quitosana, o percentual de quitosana e tempo de agitacao, e foram caracterizadas por DRX, IV, DSC e TG, eficiencia de encapsulacao e estudo de dissolucao. Para o AF e cristais obtidos foi observado nos difratogramas e nos espectros de IV picos com angulos de difracao e bandas de absorcao semelhantes, respectivamente, com variacoes nas intensidades relativas. Na curva de DSC e DTA do AF na razao de aquecimento de 10 °C min-1 observou-se um pico endotermico referente a fusao do farmaco em 176,2 e 173,9 °C (ΔHfus=0,14 e 1,16 KJ g-1), respectivamente, que foi semelhante para os cristais. Nas curvas de TG podemos ver uma unica etapa de degradacao ocorrendo apos a fusao com temperatura de onset de 218,5°C e perda de massa de 87,9% enquanto para os cristais esse estagio ocorre em temperaturas inferiores. No tamanho de particula observamos que o AF possuia o tamanho de 45,43 µm, que sofreu reducao devido o processo de cristalizacao, principalmente para o cristal com alcool isopropilico por anti-solvente, com 7,59 µm e, consequentemente, a solubilidade do AF foi melhorada em 15%. O metodo para quantificacao do AF foi validado segundo a RDC 166/2017 pelos parametros de seletividade, linearidade, precisao, exatidao e robustez. A caracterizacao do estado solido das microparticulas (MP) obtidas pelo planejamento mostram diferencas no padrao de DRX, e por IV, apresentaram diminuicao de intensidade, somatorio e sobreposicao de bandas de absorcao referentes ao AF e quitosana. As curvas da analise termica mostraram um perfil calorimetrico e termogravimetrico diferente. A dissolucao das MPs foi realizada em tampao acetato (pH 4,5) que foi escolhido previamente pela dissolucao do AF, mostrando diferenca na taxa de dissolucao do AF com aumento do tempo para liberacao maxima de AF. As MPs apresentaram eficiencia de encapsulacao maior que 70%. A partir dos resultados, a melhor condicao para obtencao da microparticula foi 1 parte de AF para 2 de quitosana, 1,5% de quitosana e tempo de agitacao de 90 minutos, pois apresentou um padrao mais amorfo no DRX, no DSC, com desaperecimento do pico de fusao do AF e a dissolucao apresentou um tempo maximo de liberacao de 270 minutos. Diante desses resultados, a MP escolhida foi obtida em maior quantidade (30g) e foi caracterizada pelas tecnicas de DRX, IV, DSC, TG e MEV. Alem disso, foram realizados os testes de solubilidade, dissolucao, eficiencia de encapsulacao (CLAE), estudo de propriedades de fluxo do po e estudo de compatibilidade. A MP apresentou as mesmas caracteristicas fisico-quimicas observadas no primeiro lote a partir das tecnicas de DRX, IV, DSC e TG. No estudo de solubilidade, a MP mostrou um aumento de solubilidade de 53% frente ao AF. O perfil de dissolucao da MP foi caracteristico de cinetica de ordem zero e o tempo para liberacao maxima do AF foi de 270 minutos. Avaliando as propriedades de fluxo do po do AF e MP, observou-se que a MP apresentou melhor classificacao quanto ao escoamento do po. O estudo de compatibilidade para as misturas binarias (AF + excipientes) constatou compatibilidade com celulose, estearato de magnesio e lactose enquanto que na mistura ternaria (MP + excipientes) nao houve incompatibilidade com os excipientes por DSC, TG e IV. Diante disso, o AF mostrou caracteristica de IFA de classe IIb e por isso foi necessario o desenvolvimento de um sistema microparticulado com quitosana (polimero hidrosoluvel) para um incremento da solubilidade, o que influencia na melhora da biodisponibilidade, bem como nas propriedade tecnologicas para o desenvolvimento de produtos farmaceuticos.
Externo à Instituição - ANA PAULA BARRETO GOMES
Externo à Instituição - ELISANA AFONSO DE MOURA