PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: PRISCILLA MARIA PEREIRA MACIEL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILLA MARIA PEREIRA MACIEL
DATA: 29/03/2019
LOCAL: Auditório da Escola Técnica de Saúde
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DOS EFEITOS DE Dioclea grandiflora Martius ex Bentham SOBRE A FUNÇÃO CARDIOVASCULAR DE RATOS COM HIPERTENSÃO PULMONAR INDUZIDA POR MONOCROTALINA
PALAVRAS-CHAVES: Dioclea grandiflora. Função vascular pulmonar. Atividade antioxidante. Hipertensão Pulmonar. Monocrotalina.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Hipertensao pulmonar (HP) e caracterizada por pressao arterial pulmonar (PAP) elevada e hipertrofia ventricular direita (HVD). Devido a heterogeneidade dessa doenca e seu carater progressivo, os farmacos estabelecidos para o seu tratamento se tornam menos eficazes em longo prazo. Dessa forma, visando a descoberta de novos candidatos para o tratamento da HP, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do extrato hidroalcoolico da casca da raiz de Dioclea grandiflora (Dg) sobre HP induzida por monocrotalina (MCT) em ratos. Os animais foram divididos nos grupos: controle (normotenso), hipertenso-MCT (HP-MCT), hipertenso-MCT tratado com Dg 12,5 (HP-Dg12,5) e 37,5 mg/kg (HP-Dg37,5), hipertenso-MCT tratado com sildenafila 50 mg/kg (HP-Sild), e hipertenso-MCT tratado com a associacao de sildenafila e Dg 37,5 mg/kg, os quais receberam tratamento por via intragastrica, durante 28 dias apos 24 horas da administracao de MCT. Na avaliacao dos parametros ecocardiograficos, os grupos HP-Dg 37,5 mg/kg e HP-Sild apresentaram menor delta de tempo de aceleracao da arteria pulmonar e menores medidas de espessura da parede do VD e de diametro diastolico em relacao ao grupo HP-MCT. O tempo de aceleracao da arteria pulmonar nao foi modificado apos o tratamento com Dg ou sildanafila. No ensaio de medida direta de pressao sistolica ventricular direita (PSVD), o grupo HP-MCT apresentou niveis de pressao significativamente elevados, em relacao ao grupo CTL. Os tratamentos isolados com Dg (37,5 mg/kg) e sildenafila, ou o tratamento combinado reduziu significativamente os valores de PSVD, quando comparado ao grupo HP-MCT. A hipertrofia ventricular direita foi prevenida parcialmente nos grupos HP-Dg 37,5, HP-Sild e para o grupo HP-COMB, a qual foi acompanhada da melhora da funcao sistolica e diastolica ventricular direita. Nos ensaios de reatividade vascular nao foram observadas diferencas significantes nas respostas vasoconstritoras a fenilefrina entre os grupos. O tratamento com Dg nao reverteu a resposta prejudicada aos agentes vasodilatadores, acetilcolina (ACh) e nitroprussiato de sodio (NPS) quando comparado ao grupo HP-MCT. Nos grupos HP-Sild e HP-COMB a resposta a ACh foi restaurada, entretanto este efeito nao foi observado para o NPS. Nos grupos HP-Dg (37,5 mg/kg), HP-Sild e HP-COMB apresentaram menor espessamento de parede vascular pulmonar, bem como niveis reduzidos de anions superoxido em comparacao ao grupo HP-MCT. Para estes grupos tambem foi observado menor infiltracao de celulas inflamatorias em tecido pulmonar. Estes resultados demostram que o tratamento com a Dg reduz estresse oxidativo vascular, a inflamacao e previne o remodelamento hipertrofico dos vasos pulmonares. Estas mudancas estao associadas a reducao de PSVD, e consequentemente, a hipertrofia e funcao ventricular direita melhorando a HP induzida por MCT.
Externo ao Programa - 2008919 - ENEAS RICARDO DE MORAIS GOMES
Presidente - 1174357 - ISAC ALMEIDA DE MEDEIROS