PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: TALISSA MOZZINI MONTEIRO

DISCENTE: TALISSA MOZZINI MONTEIRO
DATA: 06/11/2013
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: ESTUDO DA ATIVIDADE PSICOIMUNOMODULADORA DO EXTRATO DE Herissantia tiubae EM MODELOS EXPERIMENTAIS DE ASMA
PALAVRAS-CHAVES: Herissantia tiubae, asma, camundongos OVA-sensibiliza; psichoimmunology
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

A asma esta frequentemente associada com a ansiedade. Sendo assim, drogas anti-asmática ideais deveriam combinar propriedades anti-inflamatórias e ansiolíticas, além de apresentarem menos efeitos colaterias do que drogas atualmente utilizadas. Dados preliminares sugerem que Herissantia tiubae (K. Schum) Brizicky (Malvaceae), usada na medicina popular para tratar febre e doenças respiratórias, poderia possuir tal combinação. Para alcançar este objetivo, o estudo analisou se o extrato Herissantia tiubae (EHt) tem efeitos anti-inflamatório e ansiolítico em modelo experimental da asma, combinando protocolos de respiração e ansiedade. Camundongos BALB/c sensibilizados com ovalbumina (OVA) foram tratados com EHt (50, 100 e 200 mg/kg) ou droga padrão (Aminofilina, ou dexametasona ou diazepam) 1 h antes de cada desafio com OVA. Após o último desafio, os animais foram submetidos a testes respiratórios ou de ansiedade. A Frequência Respiratória (FR) foi medida por meio de pletismografo de corpo inteiro, sendo o tratamento com EHt 50 mg/kg capaz de reverter a FR e seus derivados, alterados pela indução da asma. Nos testes de ansiedade, Labirinto em Cruz Elevado e Placa Perfurada, camundongos OVA-sensibilizadas e tratados com EHt 50 mg/kg diminuíram significativamente os índices de ansiedade em comparação com aqueles dos animais não tratados mas semelhantes àqueles tratados com diazepam 1 mg/kg, atuando de forma ansiolítica comparável ao diazepam. Após a eutanásia, lavado bronco-alveolar (BAL) foram analisados quanto ao infiltrado de células imunes, níveis séricos de IgE, citocinas e populaces celulares. No linfonodo mediastinal foram analisados os linfócitos Treg. Os animais sensibilizados com OVA e tratados com EHt mostraram redução significativa (p <0,05) na contagem de células inflamatórias totais e diferenciais no BAL, no título de IgE OVA-específica e na síntese da IL-13 (p<0,0001) em comparação com animais sensibilizados e não tratados. O tratamento com EHt não alterou o percentual de células Treg no linfonodo mediastino. Sados sugerem que o EHt possui ambas as propriedades: anti-inflamatória e ansiolítica.

Externo ao Programa - 1885760 - JOELMA RODRIGUES DE SOUZA
Presidente - 1117945 - MARCIA REGINA PIUVEZAM