PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: SAVIO BENVINDO FERREIRA

DISCENTE: SAVIO BENVINDO FERREIRA
DATA: 27/02/2014
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: Investigação dos efeitos antimicrobiano, citotóxico e genotóxico do óleo essencial das folhas de Croton tricolor Klotsch ex Bail (Euphorbiaceae)
PALAVRAS-CHAVES: Croton tricolor, antibacteriano, citotoxicidade, genotoxicidade
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: O uso de produtos de origem vegetal para o tratamento, cura e prevenção de doenças, é uma das mais antigas formas da prática medicinal da humanidade e, embora grandes avanços sejam observados na medicina moderna, os produtos naturais continuam contribuindo de maneira considerável nos cuidados com a saúde. Entre as ações terapêuticas das plantas medicinais, a atividade antimicrobiana é uma das mais relevantes frente à taxa de mortalidade existente e à resistência antimicrobiana. Apesar das plantas possuírem muitos usos terapêuticos que são conhecidos popularmente, o ser humano desconhece o fato de que elas podem apresentar toxicidade tanto para o homem quanto para os animais. Croton tricolor Klotsch ex Bail, conhecido popularmente como marmeleiro prateado, é nativo da caatinga do Nordeste do Brasil. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos biológicos do óleo essencial das folhas de Croton tricolor Klotsch ex Bail (Ct-OE). A concentração inibitória mínima (CIM) para a cepa Staphylococcus aureus ATCC 25925 foi de 13,4 mg, Staphylococcus aureus ATCC 25619 6,7 mg, Staphylococcus aureus ATCC 8539 foi de 3,35 mg e Escherichia coli ATCC 25922 foi de 6,7 mg. A concentração bacteriostática mínima (CBM) para a cepa Staphylococcus aureus ATCC 25925 foi de 6,7 mg, Staphylococcus aureus ATCC 25619 3,35 mg, Staphylococcus aureus ATCC 8539 foi de 1,68 mg e Escherichia coli ATCC 25922 foi de 3,35 mg. Na avaliação da citotoxicidade frente a eritrócitos humanos, o óleo essencial apresentou um baixo nível de hemólise no sangue A+ e B+, mas não causou em eritrócitos tipo O+. O Ct-OE apresentou um leve aumento da oxidação em eritrócitos, mas a um valor muito inferior a fenilhidrazina (Ph). Entretanto, o Ct-OE conseguiu proteger os eritrócitos da oxidação pela Ph de forma mais eficiente que a vitamina C. O Ct-OE não promoveu dano cromossômico estrutural e/ou numérico em eritrócitos de camundongos in vivo.
Interno - 333921 - EDELTRUDES DE OLIVEIRA LIMA
Externo à Instituição - HENRIQUE DOUGLAS MELO COUTINHO