PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MARCIO VINICIUS CAHINO TERTO

DISCENTE: MARCIO VINICIUS CAHINO TERTO
DATA: 25/11/2015
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: AVALIAÇÃO ANALÍTICA E BIOANALÍTICA DA RIPARINA I
PALAVRAS-CHAVES: Riparina I; Caracterização; Estado sólido; Método bioanalítico
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A riparina I é uma alcamida obtida a partir da Aniba Riparia com relevante atividade farmacológica. Embora estudos farmacológicos sejam extensos, a avaliação das características do estado sólido desta alcamida e estudos farmacocinéticos ainda são pouco relatados. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo realizar a caracterização do estado sólido de cinco lotes de riparina I, obtidos a partir do mesmo processo de síntese, utilizando diferentes técnicas analíticas e o desenvolvimento de método bioanalítico para estudos farmacocinéticos. A caracterização foi realizada através de ensaios de avaliação do perfil de impurezas, utilizando a cromatografia líquida de alta eficiência com detector de arranjo diodo (CLAE-DAD), em nível molecular utilizando ensaios com infravermelho (IV) e ressonância magnética nuclear (RMN 1H e 13C) e em nível de partícula através das técnicas analíticas; calorimetria exploratória diferencial (DSC), termogravimetria (TG), difração de raio X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e a pirólise acoplada a cromatografia gasosa/espectrometria de massas. O método bioanalítico para a quantificação de Riparina I foi desenvolvido utilizando plasma de ratos wistar após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa Animal (CEPA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Certificado n° 0308/13, utilizando a CLAE acoplada a espectrometria de massas (CLAE-EM). Os lotes de riparina I apresentaram perfil de impurezas cromatográficas semelhantes no CLAE-DAD. Os espectros de RMN 1H e 13C confirmaram a identidade da riparina I para os cinco lotes, além de revelar a presença de impurezas no espectro de 1H, sendo o lote RIP-1 o mais puro entre os lotes avaliados. Os dados do espectro de IV corroboraram com a identidade da riparina I. As imagens da MEV evidenciaram cristais com hábitos cristalinos diferentes, possivelmente por alterações no processo de síntese. Os dados DSC confirmaram alterações na estrutura cristalina, onde foi possível observar que os lotes RIP-2 e RIP-3 apresentaram dois picos endotérmicos característicos de fusão, inferindo que as amostras apresentam misturas de cristais. Os dados TG mostraram processo de decomposição em uma única etapa característico da volatilização da riparina I, dados confirmados nos pirogramas obtidos para os cinco lotes estudados. Os dados DRX confirmaram a presença de estruturas cristalinas distintas pela presença de picos no eixo 2ɵ, nos ângulos 12 º, 20-25 º e 34 º, diferentes nas difratogramas das amostras. A caracterização do estado sólido dos lotes de riparina I evidencia a necessidade de maior controle no processo de síntese. Para o desenvolvimento do método bioanalítico as amostras de plasma foram submetidas ao preparo com diferentes métodos de extração, sendo o método de precipitação de proteínas utilizando 400 µL de MeCN o que apresentou maior porcentagem de recuperação em torno de 88,97 – 95,32 %. O método bioanalítico validado é linear na faixa de 5,0 a 750 ng/mL. O tempo de execução do método é de 6,0 min. A variabilidade intra dia e inter dia inferior a 9,5%. A maior variação no erro padrão relativo da média foi de, -9,08 %. O maior valor de efeito matriz observado foi na concentração de 10,0 ng/mL ( -11,06 ± 6,67). A riparina I apresentou estabilidade na matriz plasma em 3 ciclos de congelamento/descongelamento, 8 horas após processamento, 5 horas na matriz em temperatura ambiente e congelado a -20 ºC por 30 dias. O método desenvolvido constitui uma ferramenta útil para os estudos de farmacocinética da riparina I.
Externo ao Programa - 2177524 - ELISANGELA AFONSO DE MOURA MENDONCA
Presidente - 2546542 - JOSEAN FECHINE TAVARES