PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOANDA PAOLLA RAIMUNDO E SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANDA PAOLLA RAIMUNDO E SILVA
DATA: 29/11/2022
LOCAL: Link da vídeoconferência: meet.google.com/xuq-eksz-evr
TÍTULO: Isolamento de compostos bioativos guiado por rede molecular na espécie Justicia aequilabris
PALAVRAS-CHAVES: Desreplicação, EM/EM, GNPS, Anti-inflamatório, Antileishmanicida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: As espécies vegetais apresentam uma grande variabilidade de metabólitos secundários, que representam uma importante fonte de moléculas farmacologicamente ativas. As espécies do gênero Justicia já ofereceram a comunidade cientifica inúmeras moléculas bioativas, porém espécies como a Justicia aequilabris (Nees) Lindau, planta nativa e endêmica no Nordeste brasileiro não possuía estudos fitoquímicos e farmacológicos. Desta forma, o objetivo deste trabalho é investigar o perfil químico e farmacológico da J. aequilabris. Das partes aéreas da espécie foi obtido o extrato etanólico, sendo este particionado e as fases obtidas analisadas por CL-EM e rede molecular, a fase acetato de etila apresentou melhor perfil químico, desta forma, esta fase foi purificada por sephadex, e as frações obtidas foram analisadas por CL-EM, a fração B11-15 foi fracionada em CLAE preparativo, e as subfrações coletadas foram analisadas por RMN de 1H e 13C por técnicas uni e bidimensionais, desta forma, foi possível elucidar os compostos inéditos, aequilabrina A (1), B (2) e C (3), e identificar as moléculas, lariciresinol-4′-O-β-glicosídeo (4), alantoína (5) e roseosideo (6), secoisolariciresinol (7), pinoresinol-4-O-β-D-glicosídeo (8), epipinoresinol-4-O-β-D-glicosídeo (9), pinoresinol-4-O-β-D-apiosil-(1→2)-β-D-glicosídeo (10). Através de análise CL-EMn do extrato foram desreplicados 22 compostos, sendo estes, lignanas, flavonoides e ácidos fenólicos. Por docking molecular os compostos 1-3 demostraram atividade agonista no receptor glicocorticoide. As análises in vitro da inibição da produção de óxido nítrico e da atividade pró-inflamatória na citocina IL-1β demostraram potencial anti-inflamatório dos compostos 1-3. As moléculas 1 (IC50 = 9,1 μM) e 2 (7,3 μM) apresentaram atividade inibitória significativa contra a produção de óxido nítrico, e a inibição máxima da produção de IL-1β exibida foi de 23,5% (1), 27,3% (2) e 32,5% (3). As análises in sílico e in vitro sugerem que atividade anti-inflamatória possui relação com a substituição em C9 e C-9’. Por triagem virtual os compostos 7-10 foram selecionados para análise in vitro da atividade antileshmanicida frente às formas promastigotas de L. major e L. braziliensis, os compostos 7 (IC50 = 9,28 μM) e 9 (5,39 μM) apresentaram proeminente atividade frente a L. braziliensis. O uso de ferramentas como a rede molecular e o docking molecular foi essencial na priorização do isolamento de composto de interesse e direcionamento na analise farmacológica das moléculas, as lignanas descritas no trabalho apresentaram potencial atividade anti-inflamatória e antileshmanicida.
Externo à Instituição - HECTOR HENRIQUE FERREIRA KOOLEN
Presidente - 2546542 - JOSEAN FECHINE TAVARES