PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: GREGORIO FERNANDES GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GREGORIO FERNANDES GONÇALVES
DATA: 22/02/2016
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: AVALIAÇÃO ANTIBACTERIANA, CITOTÓXICA E GENOTÓXICA DA CUMARINA DE Amburana cearensis (Fr. All.) A.C. Smith (Fabaceae) E SEUS DERIVADOS SINTÉTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Cumarina. Derivados hidroxilados. In silico. Citotoxicidade. Genotoxicidade. Antibacterianos. Antioxidantes
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Cumarinas são compostos fenólicos que possuem um amplo espectro de atividades farmacológicas, entre elas antimicrobiano, anticoagulante, analgésica, anti-inflamatório, broncodilatador e anti-HIV. Novas cumarinas vem sendo descobertas e também sintetizadas com objetivo de verificar novas ações, porém como toda substancia, esta pode ou não ser isenta de toxicidade e/ou efeitos adversos, por isso pesquisas nesta área, sejam elas com uma abordagem in silico, in vitro e/ou in vivo têm se intensificado com objetivo de garantir segurança no uso dessas moléculas. Assim, o objetivo desse trabalho foi investigar as possíveis atividades farmacológicas e perfil toxicológico da 1,2-benzopirona extraída de Amburana cearensis (Fr. All.) A.C. Smith (Fabaceae) e de derivados sintéticos, bem como, tentar estabelecer uma relação estrutura-atividade para estas substâncias. Para analisar as características toxicológicas teóricas in silico das cumarinas utilizamos o software Osíris, a avaliação da citotoxicidade das moléculas foi feita sobre eritrócitos humanos dos tipos sanguíneos A, B e O, a partir do teste de hemólise bem como de Fragilidade Osmótica Eritrocitária (FOE), ainda foi analisada a atividade antimicrobiana frente a bactérias Gram-positivas como linhagens de Basillus subtilis e Staphylococcus aureus assim como linhagens Gram-negativas como Pseudomonas aeruginosa e Eschericia coli utilizando a técnica de microdiluição. Avaliou-se também o potencial oxidante e antioxidante das referidas moléculas sobre as hemoglobinas liberadas pelos eritrócitos e, por fim, o perfil genotóxico por meio do teste do micronúcleo em células sanguíneas de camundongos. Os resultados obtidos pela analise in silico revelaram que apenas a 1,2-benzopirona e 7-hidroxicumarina possuem um alto potencial toxicológico quanto a seu perfil mutagênico e tumorigênico, todas as demais apresentaram baixo potencial. Todas as cumarinas apresentaram atividade antimicrobiana com a CIM variando de 200 a 12,5 µg/mL. As cumarinas demonstraram baixa taxa hemolítica em todas as concentrações analisadas em todos os grupos sanguíneos, porém apenas a 7-hidroxicumarina, 6,7-dihidroxicumarina e 6-metoxi-7,8-dihidroxicumarina foram capazes de inibir a lise da membrana eritrocitária no teste de fragilidade osmótica, especificamente sobre o sangue B. As substâncias não promoveram oxidação dos eritrócitos e apresentaram atividade antioxidante e, por fim, a 6-metoxi-7,8-dihidroxicumarina não apresentou potencial aneugênico/clastogênico frente a eritrócitos de camundongos, demonstrando assim ausência de genotoxicidade quando comparado com a ciclofosfamida, um comprovado agente genotóxico. Dessa forma, conclui-se que 3-hidroxicumarina, 7-hidroxicumarina, 6,7-dihidroxicumarina possuem reduzida citotoxicidade em eritrócitos e que 6-metoxi-7,8-dihidroxicumarina além da toxicidade em células vermelhas do sangue. Também apresentam ausência de genotoxicidade, além de todas possuírem relevante atividade antibacteriana e antioxidante.
Interno - 333921 - EDELTRUDES DE OLIVEIRA LIMA
Externo ao Programa - 6337281 - FÁBIO CORREIA SAMPAIO