PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: NATALIA TABOSA MACHADO CALZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA TABOSA MACHADO CALZERRA
DATA: 21/02/2017
LOCAL: PPgPNSB
TÍTULO: LIOFILIZADO DO VINHO TINTO DO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO REDUZ O ESTRESSE OXIDATIVO E MELHORA AS ALTERAÇÕES VASCULARES, CARDÍACAS E PLAQUETÁRIAS EM MODELO ANIMAL DE HIPERTENSÃO
PALAVRAS-CHAVES: Hipertensão Essencial. Vinho Tinto. Compostos Fenólicos. Atividade Antioxidante. Proteção cardiovascular.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A hipertensao e caracterizada pelo aumento da pressao arterial e da resistencia vascular periferica. Essa condicao clinica pode se desenvolver em consequencia das alteracoes funcionais, estruturais e mecanicas de arterias e arteriolas. Evidencias crescentes mostram que o estresse oxidativo e um mediador chave das alteracoes vasculares, cardiacas e plaquetarias na hipertensao. O consumo regular de vinho tinto esta associado a reducao do desenvolvimento de doencas cardiovasculares, como a hipertensao. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito antioxidante do liofilizado do vinho tinto Rio Sol do Vale do Rio Sao Francisco (LVTRS-VSF) sobre as alteracoes vasculares, cardiacas e plaquetarias da hipertensao essencial. Para os ensaios biologicos, foi realizado o tratamento dos ratos espontaneamente hipertensos (SHR) com o LVTRS-VSF (100 mg/kg e 300 mg/kg) ou veiculo e os ratos normotensos Wistar-Kyoto (WKY) receberam o LVTRS-VSF (100 mg/kg) ou veiculo. Todos os ratos foram tratados por via oral uma vez ao dia, durante seis semanas. Os protocolos foram aprovados pelo CEUA-UFPB nº 010/2016. A caracterizacao quimica do LVTRS-VSF por HPLC identificou dezesseis compostos fenolicos. Alem disso, o liofilizado demonstrou atividade sequestradora dos radicais DPPH●, o que evidencia uma boa atividade antioxidante. No ensaio de medida direta da pressao arterial, o grupo SHR apresentou niveis de pressao arterial media (PAM) significativamente elevados em relacao ao grupo WKY. O tratamento dos SHR com o LVTRS-VSF (100 e 300 mg/kg) reduziu significativamente os valores de PAM, quando comparado com o grupo SHR controle. No final do tratamento, os WKY-controle apresentaram menor indice de massa ventricular quando comparados com os SHR-controle, sugerindo o desenvolvimento da hipertrofia cardiaca neste grupo de animais. O LVTRS-VSF (100 mg/kg e 300 mg/kg) reduziu o indice de massa dos ventriculos, quando comparado com o grupo SHR-controle. Alem disso, o grupo SHR apresentou reducao do relaxamento dependente de endotelio induzido pela ACh; aumento da resposta vasoconstritora da FEN em relacao ao grupo WKY. O tratamento cronico com o LVTRS-VSF (100 mg/kg e 300 mg/kg) promoveu reducao da resposta vasoconstritora a FEN em arteria mesenterica superior e de resistencia; aumentou a vasodilatacao dependente de endotelio induzida por ACh em arteria mesenterica superior e de resistencia, quando comparado com o grupo SHR-controle. Em arteria mesenterica de resistencia, o efeito vaso protetor do tratamento com LVTRS-VSF (100 e 300 mg/kg) sobre a funcao endotelial envolve o aumento do relaxamento induzido pelo NO, avaliado pela vasodilatacao da ACh na presenca de indometacina, TRAM 34 e apamina; e melhorou o relaxamento mediado pelo EDHF, avaliado pela dilatacao induzida por ACh na presenca de L-NAME e indometacina, em relacao ao grupo SHR-controle. Nos experimentos que avaliaram as alteracoes estruturais e mecanicas vasculares, observou-se que os SHR apresentaram remodelamento eutrofico e aumento do conteudo de colageno vascular quando comparado ao WKY. O tratamento com o LVTRS-VSF (100 e 300 mg/kg) reduziu as alteracoes estruturais e mecanicas de arteria mesenterica de resistencia, pois foi evidenciado a reducao do espessamento da parede do vaso, aumento da area do lumen, reducao da relacao parede-lumen e diminuicao do deposito de colageno vascular, quando comparado ao grupo SHR-controle. Ademais, os SHR apresentaram aumento dos niveis de anion superoxido (O2•-), em relacao ao grupo WKY. O tratamento com LVTRS-VSF reduziu significativamente o estresse oxidativo em arterias mesentericas superior e de resistencia, e no musculo cardiaco, em relacao ao grupo SHR controle. O tratamento cronico com o liofilizado (100 e 300 mg/kg) tambem atenuou a hiperagregacao plaquetaria, alem de reduzir o estresse oxidativo plaquetario, quando comparado ao grupo SHR controle. Estes resultados mostram que o LVTRS-VSF, rico em compostos fenolicos e com boa atividade antioxidante, reduz a pressao arterial e a hipertrofia cardiaca de SHR, apos o tratamento cronico durante seis semanas. Alem disso, o tratamento com o LVTRS-VSF reduz a hiperagregacao plaquetaria e as alteracoes funcionais, estruturais e mecanicas vasculares associadas a hipertensao, por diminuir o estresse oxidativo e aumentar a biodisponibilidade de NO e EDHF vascular.
Externo à Instituição - GERLANE COELHO BERNARDO GUERRA
Presidente - 1174357 - ISAC ALMEIDA DE MEDEIROS