PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANDRE LEONARDO PATRICIO SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE LEONARDO PATRICIO SILVA
DATA: 27/09/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do Núcleo de Pesquisa e Extensão - LACOM/REITORIA/UFPB
TÍTULO: Estudos em biocatálise com células integrais de Geotrichum candidum e Lipase de Burkholderia cepacia imobilizadas em sílicas funcionalizadas.
PALAVRAS-CHAVES: Geotrichum candidum, lipases, Baeyer-Villiger, Redução assimétrica.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
RESUMO: A relevancia da biocatalise para a sintese organica pode ser atribuida, naturalmente e primariamente, aos catalisadores enzimaticos que expressam enorme versatilidade para aceitar um amplo espectro de substratos moleculares, em reacoes simples ou complexas, promovendo atividade catalitica com elevado potencial quimio-, regio- e enantiosseletivo. Contudo, ha de se ultrapassar algumas dificuldades, por exemplo, o comprometimento da estabilidade dos biocatalisadores nos processos reacionais merece especial atencao. E nessa direcao que o presente trabalho de tese propoe-se a contribuir para o desenvolvimento de novas estrategias em biocatalise, tendo como principal escopo o uso da Tecnologia de Imobilizacao de Biocatalisadores para aplicacoes em reacoes organicas, tais como Baeyer-Villiger, reducao assimetrica de cetonas e resolucao cinetica enzimatica de alcoois secundarios. Os resultados mostraram que o emprego de celulas vivas de G. candidum CCT 1205 em reacoes de Baeyer-Villiger possibilitou rapidas conversoes de cetonas ciclicas em ɛ-caprolactona, quando comparados a outros microrganismos ja reportados. A presenca do suporte contendo o microrganismo imobilizado forneceu evidencias de estabilizacao do meio celular ao diminuir a toxidade do substrato as celulas, quando em meios mais concentrados. Nas reacoes de reducao da acetofenona, surpreendentemente, nos observamos formacao do fenol nas primeiras 12 horas, e ao final de 72 horas de reacao a composicao dos produtos rendeu 46,9 e 45,5 % do fenol e 1-feniletanol, respectivamente.
Externo ao Programa - 814.056.260-20 - GILVAN POZZOBON PIRES - UFPB
Presidente - 1379047 - JULIANA ALVES VALE