PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ABRAÃO PINHEIRO DE SOUSA

DISCENTE: ABRAÃO PINHEIRO DE SOUSA
DATA: 02/03/2020
LOCAL: Sala de Reuniões do Departamento de Química
TÍTULO: Microencapsulação de óleo essencial de citronela em resina de poli (benzoguanamina-formaldeído).
PALAVRAS-CHAVES: Polimerização in situ, microcápsulas de poli (Benzoguanamina – Formaldeído), óleo essencial de citronela, repelente de mosquito, liberação controlada.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
RESUMO: As microcápsulas poliméricas que contêm óleos ou fragrâncias voláteis têm sido desenvolvidas para liberação controlada do aroma. No entanto, as pesquisas mostram que as quantidades de voláteis, bem como, os rendimentos de microencapsulação ainda são muito baixos. Sendo assim, a busca por tecnologias que permitam obter melhor rendimento e maior quantidade de voláteis encapsulado é indispensável. O presente trabalho versa sobre a preparação e caracterização de microcápsulas poliméricas de poli (6-fenil-1,3,5-triazina-2,4-diamina – formaldeído) ou (Benzoguanamina-Formaldeído), contendo o óleo essencial de citronela como material de núcleo. A técnica de polimerização escolhida para o processo de microencapsulação foi a Polimerização in situ via emulsão. O material de núcleo escolhido foi o óleo essencial de citronela que é utilizado principalmente como repelente de mosquito vetores de doenças como a dengue, chikungunya, zica vírus e malaria. Uma série de micropartículas foi produzida, variando-se os parâmetros de processo como velocidade de agitação e concentração de núcleo. As micropartículas ocas e preenchidas foram caracterizadas por microscopia ótica e confocal a laser Leica, análise termogravimétrica (TGA), difração a laser (DL), cromatografia gasosa acoplada a massas (CG-MS) e espectroscopia no infravermelho (FTIR). Os resultados revelaram que os parâmetros do processo afetaram no diâmetro das microcápsulas e a espessura da casca, apresentando diâmetros que variaram entre (2,1 ± 0,3) μm e (38 ± 0,4) μm e espessura entre (1,4 ± 0,4) μm e (4,6 ± 1,4) μm. A pesquisa apontou um excelente resultado em termos de eficiência de encapsulamento, com valores de até 60% de material de núcleo com eficiência de até (96 ± 2) %. As microcápsulas apresentaram um excelente desempenho na liberação controlada no conteúdo aromático, sendo possível manter a fragrância por três meses ou mais, indicando que há uma baixa permeabilidade no material de parede. Os resultados obtidos vão muito além dos resultados de sistemas já desenvolvidos, justificando assim, a escolha da tecnologia empregada.
Interno - 1332127 - ANTONIA LUCIA DE SOUZA
Externo ao Programa - 1813133 - GABRIELA FEHN FISS