PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: RAILSON DE OLIVEIRA RAMOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAILSON DE OLIVEIRA RAMOS
DATA: 03/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: link: meet.google.com/vkj-ktro-rhy
TÍTULO: Desenvolvimento de um multianalisador automático baseado em visão de máquina e processamento de vídeo para determinação sequencial do teor de sólidos suspensos totais e sedimentáveis em águas residuárias.
PALAVRAS-CHAVES: Visão de máquina; processamento de vídeo; instrumentação; análise de águas residuais; sólidos suspensos; sólidos sedimentáveis.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
RESUMO: Neste estudo foram apresentados dois métodos analíticos com características de rapidez e sensibilidade, desenvolvidos para determinação sequencial da concentração de sólidos suspensos totais (SST) e sólidos sedimentáveis (SS). Para tanto, foi desenvolvido um multianalisador equipado com amostrador automático, controle de iluminação, fonte de radiação laser e sistema de captura de filmes digitais. Além disso, também foi desenvolvido um software de controle, que contou com sistema de amostragem de fremes de vídeo, análise colorimétricas por imagens digitais e análise de visão de máquina. Os espaços de cores RGB, HSL, HSV e HSI foram avaliados na fase de pré-processamento de vídeo. Amostras de água residuária foram empregadas nos testes de calibração e predição. Na determinação da concentração de SS, o sistema de visão de máquina foi empregado para reconhecimento e determinação da área dos sedimentos. Nas determinações da concentração de SST, o sistema de visão de máquina foi empregado para reconhecimento e determinação da área de luz espalhada pelas partículas suspensas. O algoritmo de visão de máquina acoplado ao plano de cor vermelha (derivado de histogramas de cores no sistema Red-Green-Blue (RGB)) apresentou os melhores resultados com R2 de 0,997 e 0,988 e RMSEP de 3,188 mg L-1 e 0,300 mL L-1 para a determinação de SST e SS, respectivamente. Os modelos construídos foram validados por Análise de Variância (ANOVA) e a acurácia das predições confirmada pelo teste da região de confiança da junta elíptica (EJCR). O método proposto reduziu o volume de amostra de 1,5 L para apenas 15 mL e o tempo de análise de 12 horas para 24 segundos por amostra. Portanto, a instrumentação e o método que foram obtidos podem ser considerados uma alternativa importante para a determinação de TSS e SetS em águas residuárias, como uma forma automática, rápida e de baixo custo, alinhada aos princípios da Química Verde e explorando recursos da Indústria 4.0 como processamento inteligente, miniaturização e visão de máquina.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALDRE JORGE MORAIS BARROS
Interno - 1228750 - EDVAN CIRINO DA SILVA
Interno - 3477843 - LUCIANO FARIAS DE ALMEIDA
Presidente - 334937 - MARIO CESAR UGULINO DE ARAUJO
Externo à Instituição - VALDERI DUARTE LEITE