PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: ELIZEU CORDEIRO CAIANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZEU CORDEIRO CAIANA
DATA: 10/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/fms-cmto-jqx
TÍTULO: Síntese e Estudo In Silico de Análogos de 2,3-Diidro-1H-1,5-Benzodiazepinas como Potenciais Antifúngicos e Antioxidantes
PALAVRAS-CHAVES: Atividades biológicas, 1,5-benzodiazepinas, esporotricose, catálise heterogênea, reações de ciclocondensação.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
RESUMO: As benzodiazepinas são compostos N-heterocíclicos de sete membros que dispõe de uma estrutura versátil, de fácil preparação e com grande potencial farmacológico. Neste sentido, no presente trabalho foi descrita a síntese de 2,3-diidro-1H-1,5-benzodiazepinas para posterior bioavaliação em ensaios in vitro de atividade antioxidante e atividade antifúngica, bem como em ensaios in silico para a investigação do potencial clínico dos compostos. Em uma etapa inicial, foram encontradas as condições ótimas para síntese das benzodiazepinas em reação catalisada pelo ácido trifluoroacético, as quais permitiram a obtenção dos compostos derivados de acetofenonas substituídas em rendimentos bons a excelentes (87 a 95 %). As melhores condições foram atribuídas aos solventes polares próticos (MeOH, EtOH) à temperature ambiente. Todos os compostos foram caracterizados por técnicas espectroscópicas de IV-FT, RMN 1H e 13C, EM e ponto de fusão. Em uma etapa posterior, avaliou-se o uso de catalisadores heterogêneos a base de NPMs do tipo core@shell em reações assistidas por micro-ondas, em vista de alcançar excelentes rendimentos em tempos de reação inferiors aos apresentados pela síntese via catálise homogênea. Entretanto, para os estudos realizados, foi alcançado um rendimento de apenas 31 % para a benzodiazepina clássica Bdz1. Na avaliação da atividade antioxidante, os melhores resultados foram apresentados por Bdz3 (CI50 = 1,70 mmol/L) e Bdz6/6’ (CI50 = 1,38 mmol/L), que no ensaio de CAT exibiram atividade antioxidante superior aos padrões BHT (CI50 = 3,50 mmol/L) e ácido ascórbico (CI50 = 2,84 mmol/L). Na avaliação da atividade antifúngica, realizada de forma inédita para as espécies de fungos do gênero Sporothrix, os compostos hidroxilados apresentam melhor desempenho, com destaque para a mistura dos regioisômeros inéditos Bdz6/6’, com valores de CIM e CFM na faixa de 45-89 μmol/L e 89-179 μmol/L, respectivamente, indicando ação inibitória superior a do fármaco de referência fluconazol, contra todas as cepas testadas. A partir da realização do estudo in silico foi observado que todos os compostos apresentaram melhor biodisponibilidade oral e menor toxicidade que o antifúngico comercial itraconazol, e os compostos hidroxilados apresentaram o melhor perfil de solubilidade aquosa e permeabilidade celular, e se mostraram candidatos em potencial para possível uso terapêutico.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANGELA MALHEIROS
Interno - 1979024 - DAYSE DAS NEVES MOREIRA
Presidente - 1665390 - NEIDE QUEIROZ
Externo à Instituição - PAULO CÉSAR DE JESUS
Interno - 1750280 - RODRIGO CRISTIANO