PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: LUIZ EDUARDO GOMES DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ EDUARDO GOMES DA CRUZ
DATA: 27/07/2022
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/iwu-mgxb-ohu
TÍTULO: ESTUDO COMPUTACIONAL DAS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES DE LÍQUIDOS IÔNICOS DERIVADOS DO CÁTION IMIDAZÓLIO COM POTENCIAL DE CAPTURA DE CO2
PALAVRAS-CHAVES: Líquidos iônicos; Captura de CO2; Cátion imidazólio; Interações Intermoleculares; Dinâmica Molecular; Cálculos Quânticos.
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
RESUMO: Os líquidos Iônicos desempenham uma gama de aplicações, sendo a captura de CO2 uma delas. Tais aplicações tem motivado diversos estudos com o intuito de elucidar o comportamento das suas propriedades. Líquidos iônicos baseados no cátion imidazólio possuem características que auxiliam no processo de captura de CO2 que, por sua vez, estão relacionadas as suas interações intermoleculares. O objetivo deste trabalho é o de compreender como as diferentes substituições no cátion imidazólio afetam suas forças intermoleculares e auxiliam na captura ao CO2. Em uma parte do trabalho foram realizados cálculos de dinâmica molecular para 14 líquidos iônicos baseados no cátion imidazólio. As estruturas equilibradas tiveram um valor de coeficiente de determinação de 0,97 com a densidade experimental. Foram realizados cálculos de RDF, SDF e MSD na estrutura do sistema contendo 200 pares de líquido iônico. Após análises das trajetórias moleculares destas estruturas, foram tomadas as estruturas representativas do sistema e realizados cálculos de NCI e DFT. A distância de equilíbrio entre o cátion e o ânion se manteve a mesma de modo geral. As interações entre o cátion e o ânion dispuseram-se prioritariamente em torno do anel imidazólio. Os cátions com cadeias alquilas entre 2 e 4 carbonos apresentaram um comportamento mais difuso e os cátions funcionalizados, menos difusos. As interações de van der Waals se mostraram importantes para a formação do aglomerado de pares iônicos e a energia livre de interação demonstrou ser um importante condutor na formação do par iônico. O valor da energia de interação de Coulomb de longo alcance pode ser um indicador do potencial de captura de CO2 de um LI.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1520134 - GERD BRUNO DA ROCHA
Interno - 2508141 - OTAVIO LUIS DE SANTANA
Externo à Instituição - WESLEY FORMENTIN MONTEIRO