PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FERNANDA SILVA SOARES

DISCENTE: FERNANDA SILVA SOARES
DATA: 29/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/dfc-mtwo-frx
TÍTULO: Desenvolvimento de um método voltamétrico de onda quadrada utilizando eletrodo de carbono vítreo para determinação de diuron nas águas da região metropolitana de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Diuron; Água; Eletrodo de Carbono Vítreo; Voltametria de Onda Quadrada.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
RESUMO: O herbicida diuron é um dos pesticidas mais utilizados no Brasil para o controle de ervas daninha e tem causado grandes preocupações ambientais e de saúde pública, devido a sua toxicidade e potencial carcinogênico. A utilização dos pesticidas em larga escala pode contaminar as águas, podendo causar problemas agudos e crônicos para o organismo humano, através da sua exposição. Assim, o desenvolvimento de métodos para determinar essa substância em água (ou diferentes matrizes) de forma rápida, eficaz e com baixo custo, têm sido de grande relevância. As técnicas eletroanalíticas apresentam-se como alternativa às cromatográficas, por apresentarem baixo custo de aquisição, alta sensibilidade, rapidez e praticidade. Dessa maneira, neste trabalho, o eletrodo de carbono vítreo (ECV) foi submetido a estudos eletroquímicos utilizando as técnicas de voltametria cíclica (VC), voltametria de onda quadrada (VOQ) e voltametria de pulso diferencial (VPD). Com os estudos voltametricos realizados, foi observado um pico de oxidação do diuron em aproximadamente +1,15 V, através de um processo irreversível, sendo o pH 2,2 no tampão Britton-Robson o mais sensível de análise, com um transporte de massa governado por difusão. Entre as técnicas para os estudos quantitativos, a VOQ se mostrou mais sensível quando comparada com a VPD, sendo essa a escolhida para os estudos quantitativos, assim, os parâmetros experimentais escolhidos foram frequência 25 s-1, amplitude de pulso 70 mV e incremento de potencial de 10 mV. A curva analítica foi construída em uma faixa linear de 38,46 – 115,04 nmol L-1, obtendo um limite de detecção e quantificação de 0,200 nmol L-1 e 0,606 nmol L-1, respectivamente. O método proposto foi aplicado com sucesso nas águas de João Pessoa e Região metropolitana, sendo detectado uma quantidade de diuron (44,02 nmol L-1) em uma delas (amostra P6). O teste de recuperação aplicado em todas as oito amostras de água analisadas, apresentaram bons valores de recuperação variando de 87,99 % - 108,02%, o que demonstra a eficiência do método desenvolvido e proporciona uma maior confiabilidade nos resultados alcançados. Desse modo, os estudos para determinação de diuron na água, de torneira e de rio, se mostraram promissores, viabilizando a utilização do método desenvolvido.
Presidente - 334937 - MARIO CESAR UGULINO DE ARAUJO
Interno - 1650955 - SHERLAN GUIMARAES LEMOS