PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: SANDRO DUTRA DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRO DUTRA DE ANDRADE
DATA: 10/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa por vídeoconferência
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DO USO DE SOLVENTES EUTÉTICOS PROFUNDOS COMO CO-CATALISADOR NA REAÇÃO DE MORITA-BAYLIS-HILLMAN ENVOLVENDO DERIVADOS DA ISATINA E ÉSTERES ACRÍLICOS
PALAVRAS-CHAVES: Química Verde, Solventes Eutéticos Profundos, Isatina, Adutos de Morita-Baylis-Hillman, Cloreto de Colina.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
RESUMO: Solventes Eutéticos Profundos (SEP) têm sido utilizados na busca de protocolos sintéticos mais verdes. A capacidade de serem reutilizados e não volatilizados estão entre os fatores que os credenciam para tal. No entanto, trabalhar com sua elevada viscosidade tem sido um desafio. Este trabalho apresenta a possibilidade de utilizar SEP como alternativa protocolar na síntese de Adutos de Morita-Baylis-Hillman (29 - 35) a partir da isatina 20 e derivados (23-25), realizando reações à temperatura ambiente usando como aceptores de Michael a acrilonitrila 21 e acrilato de metila 22 na busca por reações com menores tempos reacionais, com posteriores aplicações em derivados da isatina Nsubstituídos, ou com substituições nas posições C-5 e C-7 do anel aromático. Até o presente momento, foi possível constatar a aplicabilidade deste protocolo para obtenção dos Adutos, com resultados promissores. Os primeiros resultados utilizando DES constituídos por cloreto de colina 36/Glicerol 37 (ChCl/G) e cloreto de colina 36/etilenoglicol 38 (ChCl/EG) já tem demonstrado que algumas reações sob investigação apresentam tempos reacionais menores que os dos protocolos indicados na literatura com rendimentos satisfatórios. Isto pode estar relacionado com a possibilidade destes álcoois podem estar interferindo reagindo como nucleófilos na parte aceptora de Michael presente no AMBH que se forma. Um dos coprodutos está sob investigação espectroscópica e os resultados estão sendo aguardados. A formação de coproduto 40 e a dificuldades no isolamento têm demonstrado ser um dos nossos desafios. Compreender como o coproduto se forma e interfere nos rendimentos pode ajudar numa proposta para o mecanismo da Reação de Morita-Baylis-Hillman com esse tipo de solvente.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉ AUGUSTO PIMENTEL LIESEN NASCIMENTO
Presidente - 1937438 - CLAUDIO GABRIEL LIMA JUNIOR
Interno - 1379047 - JULIANA ALVES VALE
Externo ao Programa - 1961965 - KRISTERSON REINALDO DE LUNA FREIRE
Interno - 1227933 - PETRONIO FILGUEIRAS DE ATHAYDE FILHO