PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: AMANDA SOARES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA SOARES DE SOUSA
DATA: 24/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/88535547693?pwd=YkkvOUZwSmltMXhBUTEzSmc3S0VnUT09
TÍTULO: α-MoO3 obtido pelo método Pechini modificado para aplicação como catalisador nas reações de transesterificação e esterificação.
PALAVRAS-CHAVES: α-MoO3, Método Pechini modificado, Transesterificação metílica, Esterificação metílica, Biodiesel, Reações simultâneas (TES).
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
RESUMO: O Trióxido de Molibdênio é um óxido de metal de transição, e tem sido bastante estudado em função de suas variadas aplicações, em especial na área da catálise heterogênea, devido a diversidade de sítios ácidos e básicos que pode ser atribuída às funcionalidades presentes em sua estrutura. Neste trabalho, esse óxido foi sintetizado pelo método Pechini modificado e empregado como catalisador heterogêneo em reações de transesterificação metílica do óleo de soja, reações de esterificação metílica do ácido oleico, como também em ambas as reações simultâneas para produção de biodiesel. Esse óxido foi obtido a 500°C e caracterizado por Difração de Raios-X (DRX), Espectroscopia na Região do Infravermelho (IV), Espectroscopia Raman, Espectroscopia na região do UV-visível (UV-VIS), Medida de Área Superficial (SBET), Ponto de carga zero e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os difratogramas confirmaram a obtenção da fase ortorrômbica, conforme indica a carta ICDD 005-0508. Os espectros de IV e Raman confirmaram a presença das diferentes ligações Mo-O presentes no material. As micrografias exibiram morfologias em forma de placas lamelares, corroborando com a organização estrutural e a área superficial obtida para esse catalisador foi de 0,501 m2g-1. Os testes catalíticos foram realizados em um reator do tipo autoclave e parâmetros como proporção molar de metanol:matéria graxa (12:1), 3% m/m do catalisador, variação de temperatura e tempo foram utilizadas para as reações de transesterificação e esterificação. A redução da viscosidade cinemática e do índice de acidez do óleo de soja e do ácido oleico para todos os testes catalisados pelo α-MoO3 indicaram que ocorreu o processo de transesterificação e esterificação. Além disto, pelas técnicas de cromatografia gasosa (CG) e RMN 1H, em ambas as reações a maior conversão em ésteres metílicos ocorreu utilizando a temperatura de 150°C e tempo de 120 minutos de reação, obtendo para reação de transesterificação (99,3%) e para esterificação (97,2%). Com esses mesmos parâmetros foi realizado a reação de transesterificação e esterificação simultânea (TES) utilizando um óleo acidificado, a conversão máxima em ésteres metílicos observada foi de 85,2%, confirmando o potencial catalítico e a versatilidade desse óxido na produção de biodiesel.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 009.045.015-90 - ANA FLAVIA FELIX FARIAS - UFCG
Interno - 377634 - ARY DA SILVA MAIA
Presidente - 1347782 - IEDA MARIA GARCIA DOS SANTOS
Externo à Instituição - PAULO ANSELMO ZIANI SUAREZ