PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSSANA OLIVEIRA DA NÓBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSSANA OLIVEIRA DA NÓBREGA
DATA: 24/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL:
TÍTULO: Determinação simultânea de aminas biogênicas em bebidas utilizando o eletrodo de pasta de carbono modificado com ftalocianina de zinco
PALAVRAS-CHAVES: Eletrodo de pasta de carbono com ftalocianina de zinco, tiramina, espermidina, segurança alimentar, vinho, café solúvel.
PÁGINAS: 95
RESUMO: A tiramina e a espermidina são aminas biogênicas que desempenham funções biológicas e benéficas para o organismo, mas em altas concentrações são consideradas prejudiciais à saúde humana, podendo causar intoxicação alimentar, bem como a formação de agentes cancerígenos. A quantificação destas aminas em alimentos e bebidas é essencial para proteger e garantir a qualidade e segurança aos consumidores. Neste trabalho foi desenvolvido com sucesso um método voltamétrico, rápido, sensível e seletivo para determinação simultânea de Tiramina e Espermidina em vinhos e cafés solúveis. A elaboração do eletrodo proposto (pasta de carbono modificado com ftalocianina de zinco - CPE-ZnPC) e os parâmetros experimentais da voltametria de onda quadrada foram otimizadas (3% de ZnPC-CPE; tampão borato, pH = 9,2; f = 50 Hz, ∆Ep = 30 mV e ∆Es = 6 mV). A tiramina e a espermidina apresentaram alta estabilidade e sensibilidade com potenciais de picos anódicos em torno de + 0,5 V e + 0,86 V, respectivamente. O método apresentou baixos limites de detecção (LD = 6,8 nmol L-1 para Tiramina e LD = 10,8 nmol L-1 para Espermidina), com acurácia satisfatória (taxas de recuperação de 86,1% a 107,5%) e boa reprodutibilidade (RSD de 2,6%) para ambos os analitos. Além disso, o método apresentou alta seletividade, uma vez que não houve interferência na quantificação eletroquímica destes analitos na presença de outros compostos do vinho e café solúvel e, consequentemente, não houve a necessidade de pré-tratamento de amostras e solventes orgânicos (eluentes), contribuindo para a química analítica verde.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 334937 - MARIO CESAR UGULINO DE ARAUJO
Interno - 1228750 - EDVAN CIRINO DA SILVA
Interno - 3477843 - LUCIANO FARIAS DE ALMEIDA
Interno - 1333638 - RICARDO ALEXANDRE CAVALCANTI DE LIMA
Interno - 1650955 - SHERLAN GUIMARAES LEMOS