PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: EZEQUIEL FRAGOSO VIEIRA LEITAO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EZEQUIEL FRAGOSO VIEIRA LEITAO
DATA: 22/02/2017
LOCAL: Sala de Reuniões do DQ/UFPB
TÍTULO: Estudo computacional da não conservação do Spin: reação de Haber-Weiss e reação do Ferro Porfirina com diferentes ligantes axiais em fase gasosa.
PALAVRAS-CHAVES: Ferroporfirinas, Reação de Haber-Weiss e estados de spin
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
RESUMO: Neste trabalho de tese foi realizado um estudo computacional de algumas reacoes proibidas e permitidas por spin. A primeira reacao investigada envolve a dissociacao de ligantes na ferropor-firinas e a outra diz respeito ao mecanismo de Haber-Weiss para especies como R-OOH + O2 •‾, com diferentes substituintes. Ambos os mecanismos representam um grande desafio do ponto de vista da escolha da metodologia computacional apropriada uma vez que envolvem um grande numero de pontos estacionarios e, em alguns casos, com diferentes multiplicidades de spin. Para as reacoes de dissociacao com Ferro porfirinas foram escolhidos ligantes de ligantes de campo fraco e forte. Nesta etapa foram utilizados varios metodos da DFT para estimar o ordenamento dos estados de spin para o metal na forma oxidada e reduzida e alguns procedi-mentos para calcular e superficie de energia potencial dessas reacoes. Os resultados mostram que o funcional, da classe double-hybrid, DSD-PEBP86 consegue prever corretamente o ordena-mento dos estados de spin dos sistemas metaloporfirinicos estudados e caracterizar o cruzamen-to das superficies dos diferentes estados de spin durante a reacao. O segundo estudo trata da reacao de Haber-Weiss com tres tipos de peroxidos, a saber: peroxido de hidrogenio, metil pero-xido e etil peroxido. Para esse problema, foram mapeados alguns mecanismos de reacoes que levam a formacao dos produtos relatados na literatura. A reacao do H2O2 + O2 •‾ ocorre por dois canais de reacao competitivos. O produto majoritario segue por uma reacao proibida por spin, enquanto o produto minoritario assume uma reacao permitida por spin. A reacao proibida por spin passa por uma regiao de cruzamento intersistema e o mecanismo mostra ser governada pela mudanca da configuracao eletronica total durante a reacao. Na reacao do CH3OOH + O2 •‾, pela primeira vez e proposto um mecanismo de reacao e uma previsao acerca da entalpia das diferentes reacoes que podem ocorrer. No caso da reacao entre o metil, o etil peroxido com o superoxido e do tipo permitida por spin. Os resultados computacionais da entalpia de reacao dessas reacoes estao em boa concordancia com os valores encontrados na literatura.
Externo à Instituição - ALFREDO MAYAL SIMAS
Interno - 1282560 - ELIZETE VENTURA DO MONTE