PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA SILVA DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA SILVA DIAS
DATA: 06/06/2019
LOCAL: Sala Multifuncional do PPGE-UFPB
TÍTULO: PROCESSOS DE PLANEJAMENTO DIDÁTICO DE EDUCADORES(AS) SOCIAIS: SIGNIFICADOS E ESTRATÉGIAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Social. Didática e Planejamento. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
RESUMO: O estudo reflete sobre o planejamento didático em Educação Social. As intervenções na área de Educação social acontecem prioritariamente em espaços não escolares, porém essas práticas não podem ser classificadas como não formais unicamente porque não acontecem nas instituições escolares. Por conseguinte, existem processos de ensino e aprendizagens nesses espaços pautados por um leque de elementos mediados pela Didática, embora não devam se tratar de estratégias escolarizantes. O objetivo é investigar os significados e estratégias de planejamento didático realizado por educadores(as) sociais que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nas cidades de João Pessoa-PB e Porto Alegre-RS. Analisou-se ainda, os significados de Educação Social, objetivos didáticos, recursos e estratégias didáticas. A base metodológica fundamenta-se em Mead e Blumer (1969), que discutem aspectos da pesquisa na perspectiva do Interacionismo Simbólico. O diálogo teórico foi tecido a partir de referências sobre a Educação Social, partindo de Nuñez (1999), Perez Serrano (2012), Steven Casteleiro (2008), Parcerisa (2002), dentre outros. Acerca do planejamento didático, dialogou-se com Padilha (2001), Lück, (2009), Gandin (2001), (2014), Parcerisa (2002), Olivia, (2014), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida por meio de questionários estruturados com educadores(as) sociais. Para exame dos dados coletados, foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC) em Bardin (2011). Os resultados preliminares apontam que o planejamento faz parte do cotidiano dos(as) educadores(as) sociais pesquisados(as), baseando-se em documentos e normativas do SCFV, o que indica uma ênfase na dimensão técnica do processo operativo em relação a outras dimensões fundantes do planejamento, tais como as de sentido ético e pedagógico.
Presidente - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA