PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANA LUCIA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LUCIA DE SOUSA
DATA: 29/05/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: GÊNERO E SEXUALIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA: Representações Sociais de Professoras da Educação Infantil
PALAVRAS-CHAVES: Representação Social. Gênero. Sexualidade. Educação Infantil. Infância
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO: O presente trabalho foi desenvolvido junto ao Programa de Pos- Graduacao em Educacao, do Centro de Educacao da Universidade Federal da Paraiba, vinculado a Linha de Pesquisa de Politicas Educacionais e ao Nucleo de Pesquisa e Estudos sobre a Crianca. A pesquisa buscou analisar as representacoes sociais docentes sobre Genero e Sexualidade na Educacao Infantil. Para atingir o seu objetivo principal, o presente trabalho desenvolveu uma pesquisa de carater qualitativo, cujo estudo empirico se deu entre 2018 e 2019, tendo como sujeitos 23 professoras atuantes em quatro Centros de Referencia em Educacao Infantil (CREI) localizados em bairros perifericos de Joao Pessoa/PB. A tese elaborada parte do pressuposto de que a escola constitui um espaco que legitima o silenciamento e/ou a negacao das questoes de genero e da sexualidade, persistindo/atraves na/da vigilancia e controle desses fenomenos na educacao infantil. Como instrumentos para a obtencao dos dados foram aplicados dois Questionarios (Questionario de Perfil e Questionario de Atuacao Docente), a Tecnica de Associacao Livre de Palavras alem do Diario de Campo. A analise e a interpretacao das informacoes coletadas foram desenvolvidas tomando por base a Analise de Conteudo atraves da analise categorial semantica e da analise interpretativa. Os resultados demonstram que as representacoes sociais docentes acerca do Genero e da Sexualidade no ambito da Educacao Infantil ainda sao influenciadas por estereotipos que embasam as concepcoes docentes e que a Escola enquanto instituicao ainda corrobora tanto para a negacao da sexualidade como para influenciar negativamente as relacoes de genero entre as criancas na Educacao Infantil. Compreende-se que se trata de um tema historicamente marcado por tabus e preconceitos podendo culminar em acoes e atitudes criadoras de estereotipos, que podem aprisionar criancas e infancias. Urge a necessidade de mudanca desses paradigmas, a partir da criacao de espacos discursivos e reflexivos com o intuito de contribuir para que os docentes possam enfrentar os desafios presentes no cotidiano dos CREI e suplantar as concepcoes arcaicas que fundamentam suas praticas pedagogicas. Entendemos que professoras e professores estao em constante formacao e provocar nesses profissionais um processo de reflexao continua sobre a relevancia do debate sobre a insercao das categorias genero e sexualidade no ambito da educacao de criancas pode significar um comprometimento com uma sociedade menos discriminatoria e violenta e mais justa e plural.
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO