PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA MAYARA FELIX DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIA MAYARA FELIX DANTAS
DATA: 27/06/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: O ENSINO DE LITERATURA NO NÍVEL MÉDIO: perspectiva de educação humanizadora na concepção docente.
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Ensino; Literatura; Humanização.
RESUMO: À luz de concepções sobre a utilidade dos textos literários na vida do homem, são postas em pauta nesta pesquisa, as possíveis contribuições que a leitura literária pode atribuir à formação humana do sujeito, através do ensino de literatura na escola. Guiados por explicações de teóricos como Cândido (1995) e Sartre (2004). Ao considerar a atribuição confiada à escola de contribuir para o processo de formação humana do indivíduo, nesse caso, no ensino médio, e o fato da literatura também poder contribuir para o processo de humanização do sujeito, assim como aclarado pelos teóricos supracitados, faz-se necessária a busca pela identificação do viés da educação humanizadora no ensino de literatura, no nível médio da educação básica escolar, partindo da concepção docente. Então, a nossa pesquisa parte da seguinte problemática: O ensino de literatura no nível médio da educação básica escolar apresenta, além dos conteúdos do livro didático, uma perspectiva de educação humanizadora? Nossa questão/problema nos permite buscar compreender se há contribuições do ensino de literatura oferecido no ensino médio para o processo de formação humana dos alunos. Com isso, elaboramos o nosso objetivo geral da seguinte forma: Analisar o ensino de literatura no nível médio, compreendendo, a partir da concepção docente, a perspectiva de educação humanizadora e possíveis contribuições para a formação humana dos alunos. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e a realizaremos por meio do método Fenomenológico de Sanders, como também a análise dos dados, orientados por interpretação de Moreira (2004). Realizaremos a pesquisa através de entrevista semiestruturada e observação nas aulas de uma docente de língua portuguesa e literatura.
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA