PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: STELLA MARCIA DE MORAIS SANTIAGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STELLA MARCIA DE MORAIS SANTIAGO
DATA: 28/06/2019
LOCAL: Auditório PPGE
TÍTULO: REITORADO DE MULHERES NA UFPB: caminhos em construção
PALAVRAS-CHAVES: Reitorado de mulheres. Educação superior. Gestão universitária. Liderança.
RESUMO: O texto apresenta a pesquisa Reitorado de Mulheres na UFPB: caminhos em construção, a partir do questionamento de terem as mulheres alcançado este cargo/função de mando e poder na UFPB, tardiamente. O objetivo geral deste trabalho é analisar as trajetórias e experiências de mulheres-gestoras: reitora, vice-reitoras e pró-reitoras da UFPB, bem como: investigar conflitos de gênero vivenciados na gestão; apontar os processos de aprendizagem desenvolvidos como gestoras; apresentar desafios e avanços do exercício da gestão. Defendo como tese que o reitorado de mulheres tardio é resultado das amarras da sociedade patriarcal em que estamos todas/os inseridas/os, mas também dos engendramentos políticos institucionais estabelecidos. A pesquisa é de abordagem narrativa, utilizando-se da entrevista narrativa como método e como técnica do estudo. As entrevistadas são mulheres-gestoras que alcançaram o patamar mais elevado de gestão e liderança da instituição, na qualidade de reitora, vice-reitoras e pró-reitoras. O lócus da pesquisa é a UFPB, a partir do primeiro reitorado com participação de mulher no vice-reitorado. As fontes da pesquisa serão colhidas a partir das técnicas de coleta de dados, tais como: entrevista narrativa, análise dos currículos lattes das mulheres-gestoras e documentos institucionais. Portanto, como resultados, espera-se visibilizar as mulheres-gestoras pesquisadas e evidenciar os processos de aprendizagem por elas desenvolvidos na gestão universitária.
Externo à Instituição - CELIA MARIA FERNANDES NUNES
Interno - 163.171.576-34 - INES ASSUNCAO DE CASTRO TEIXEIRA - UFPB