PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO TARGINO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO TARGINO PEREIRA
DATA: 04/09/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DIALOGANDO COM A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DA EMOÇÃO EMPATIA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Emocional. Empatia. Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular.
PÁGINAS: null
RESUMO: O presente trabalho busca analisar os processos relacionados à educação de jovens e adultos em dialogo com a educação emocional na construção de uma concepção da emoção empatia, e teve como objetivo uma Analise da emoção empatia no processo de ensino dos docentes da Educação de Jovens e Adultos no município de João Pessoa – PB. Partindo desse objetivo geral a foi pensado de modo pontual, os caminhos desse projeto surgindo assim os objetivos específicos, como por exemplo, Identificar os principais indicadores dos processos empáticos dos docentes da Educação de Jovens e Adultos no município de João Pessoa – PB; refletir sobre a relação empática dos docentes e a aprendizagem dos alunos da EJA; Verificar a influência do processo empático nos educadores e suas consequências no ambiente escolar no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, buscamos refletir sobre a importância da Educação Emocional no processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos, bem como a influência da empatia nessa formação. A compreensão do objeto de estudo foi realizada a partir de uma abordagem teórica ancorada em Toro (2009), Gonsalves (2015), Freire (1967), Frans (2007), Delors (2003), Bisquerra (2000), Cassasus (2007), Lück (2011), Dartigues (2005), Creswell (2014), Saviane (2013), Damásio (2004) entre outros. O trabalho de campo foi realizado mediante a aplicação de um inventário fechado e entrevista semiestruturada em uma escola publica de João Pessoa - PB; a abordagem do paradigma epistemológico esta amparada em uma perspectiva Fenomenológica a metodologia da pesquisa é quantitativa. Inicialmente será aplicado o Inventário de Educação Emocional Gonsalves para uma turma da educação de jovens e adultos, sendo a entrevista semiestruturada aplicada ao corpo docente que leciona essa turma em especifico, os dados serão analisados na perspectiva qualitativa para compreender as informações trazidas pelos instrumentos de coleta de dados.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA