PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: Raísa Albuquerque Andrade

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Raísa Albuquerque Andrade
DATA: 26/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL:
TÍTULO: OS LUGARES E OS SENTIDOS DO MULTICULTURALISMO NAS POLÍTICAS-PRÁTICAS CURRICULARES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: PARA ALÉM DO CURRÍCULO OFICIAL - PRÁXIS E RESISTÊNCIA MULTICULTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Multiculturalismo; Formação inicial de Professores/as; Políticas-Práticas Curriculares; Resistência Multicultural
PÁGINAS: null
RESUMO: O Multiculturalismo refere-se aos estudos, as estratégias e as políticas constituídas para administrar conflitos que se dão em sociedades multiculturais. O termo é polissêmico e tem sido objeto de reflexão a partir de perspectivas reacionárias às vertentes mais progressistas – de concepções denominadas de conservadoras às mais críticas e de resistência. A atual conjuntura política no país anuncia retrocessos quanto aos lugares e sentidos das políticas multiculturais no contexto educacional. Inquietando-se com a trajetória de referidas políticas, que vem transitando ao longo da história entre silenciamentos, avanços e recuos, este estudo objetiva investigar os lugares e os sentidos do Multiculturalismo nas políticas-práticas curriculares no contexto do processo formativo de professores/as na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), evidenciando primordialmente, os movimentos de Resistência Multicultural. Assim, formulou-se o seguinte pressuposto de tese: o multiculturalismo assume lugares e sentidos diversificados no contexto de produção de textos políticos curriculares na formação de professores/as e, no processo de recontextualização, na prática, assume maior visibilidade e sentidos mais dialógicos por intermédio das ações de resistência multicultural, desenvolvidas por núcleos e grupos de estudos e pesquisa, que visibilizam temáticas que fortalecem a discussão do Multiculturalismo dentro do âmbito universitário, abrangendo as áreas da Educação e fortalecendo o processo formativo inicial de professores/as na instituição. Escolhe-se o processo formativo inicial de professores/as desta instituição, devido ao desejo de ampliar pesquisas anteriores que foram desenvolvidas por esta autora e, que foram motivadoras para construção deste estudo. O processo de construção dos dados será realizado a partir de análise documental, bem como por intermédio de entrevistas semiestruturadas junto aos/as docentes, integrantes dos respectivos núcleos e grupos. O estudo está fundamentado dentro uma abordagem pautada nas orientações da Pedagogia Crítica e opta como referencial analítico pela articulação entre a abordagem do ciclo contínuo de políticas elaborada Stephen Ball e colaboradores, juntamente às tramas conceituais freireanas. Para tanto, busca-se por intermédio das orientações da dialética, a produção de um conhecimento dentro do pressuposto de tese que caminha em direção às categorias: práxis e resistência multicultural.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338367 - RITA DE CASSIA CAVALCANTI PORTO
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - MARIA ELIETE SANTIAGO
Externo à Instituição - JOSÉ BATISTA NETO
Externo à Instituição - ALEXANDRE SAUL PINTO