PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ROSICLEIDE HENRIQUE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSICLEIDE HENRIQUE DA SILVA
DATA: 26/08/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: A atuação dos estudantes de espectro “Direita” na Paraíba (1964-1968)
PALAVRAS-CHAVES: Estudantes de espectro “direita”. Memória de Estudantes. Movimento Estudantil. Revolução de 64. Paraíba.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: O presente trabalho intitulado A atuacao dos estudantes de espectro “Direita” na Paraiba (1964-1968), tem como objetivo central compreender como os discursos dos estudantes conservadores a direita ganhavam forca na Paraiba com o episodio denominado “Revolucao de 64”. Tendo em vista que, majoritariamente, a producao acerca do periodo ditatorial na Paraiba voltou seu olhar sobre as manifestacoes de esquerda, nossa preocupacao em escrever sobre a atuacao dos estudantes de espectro “direita” esta relacionada a uma narrativa no contexto da Ditadura Militar que nos permita pensar para alem do que a historiografia tradicional evidencia acerca das narrativas de cunho esquerdista. Assim, trazer a baila outras versoes acerca desses acontecimentos se faz importante no sentido de entender como o discurso conservador ganhou forca na Paraiba atraves dos estudantes conservadores a direita, percebendo como essas manifestacoes foram representadas nos jornais e nos depoimentos dos que vivenciaram aquele periodo. Seguindo essa linha de pensamento e que utilizaremos metodologicamente o conjunto de procedimentos da Historia Oral, tomando como fonte oral as entrevistas com os estudantes de espectro “direita” e das fontes escritas, os jornais (A Uniao, O Norte, Correio da Paraiba e Diario da Borborema). Tambem nos apropriaremos do paradigma indiciario apresentado pelo historiador italiano Carlo Ginzburg, no sentido de compreendermos os “indicios” importantes no processo da investigacao historica. A apropriacao de conceitos necessarios a construcao do nosso estudo esta relacionada aos conceitos de cultura politica tendo como base os autores Bernstein, Motta e Gomes, como tambem o conceito de representacao enveredado nos caminhos da historia cultural a partir do historiador Roger Chartier. Na discussao sobre memoria contamos com a contribuicao de autores como Le Goff, Halbwachs, Bosi e Pollak.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO