PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GISANIA CARLA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISANIA CARLA DE LIMA
DATA: 30/08/2019
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
TÍTULO: JUVENTUDE(S) DO CAMPO VÃO À ESCOLA: um estudo de caso sobre experiências escolares em assentamentos rurais no Brejo paraibano.
PALAVRAS-CHAVES: Juventude. Campo. Escola Pública.
RESUMO: Diante da complexidade, dilemas, possibilidades, da realidade social, a juventude tem representado um “espelho agigantado da sociedade”, por isso compreender suas experiências torna-se relevante. Vive um tempo de ser, que se constitui a partir dessas experiências, resguardando à juventude um nível de autonomia, conquistada na luta em torno dos direitos. Ao considerar sua pluralidade e diversidade, é essencial saber conviver com suas experiências para produzir processos que, sendo disjuntivo ou colaborativos, contribuam para o conhecimento acerca de sua condição social. Tendo recebido o “status” de categoria social, a juventude passou a ser avaliada, como ator social importante para compreender os impactos das mudanças ocorridas na sociedade ao longo dos últimos anos. Nosso referencial teórico constituiu-se nas contribuições de Paulo Freire (1978; 1996; 2000), E.P.Thompson(1981); Valmir Luiz Stropasolas (2006), Luís Antonio Groppo (2017), Nilson Weisheimer (2015), Miriam Abramoway (2015); Danilo R. Streck e Maria Teresa Esteban (2013), Bernard Charlot (2013); Alder Julio Calado (2007), Carlos Rodrigues Brandão (1986; 2002); Juarez Tarcísio Dayrell (2011), Geraldo Leão (2015) Elisa Guaraná de Castro (2015). Assim, com o emprego da abordagem de pesquisa qualitativa, chegamos à juventude do campo para analisar, neste estudo de caso, as experiências na educação básica de jovens em assentamentos rurais no município de Pilões, região do Brejo paraibano, com vistas a perceber na relação dessa juventude com uma escola pública popular, o lugar das experiências escolares nos seus projetos de vida. O diálogo é apontado como instrumento metodológico para a formação de uma Pedagogia da Juventude para reconhecer identidades e compreender aspectos de quem e como estão sendo experimentadas as condições do tempo de cada juventude.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES