PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MARIA DE FATIMA RICARDO DOS SANTOS

DISCENTE: MARIA DE FATIMA RICARDO DOS SANTOS
DATA: 29/08/2019
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
TÍTULO: A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: UMA POSSIBILIDADE PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS.
PALAVRAS-CHAVES: VIOLÊNCIA. EDUCAÇÃO PARA PAZ. MEDIAÇÃO DE CONFLITOS.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: A violencia na escola tem se revelado um problema de saude publica e de direitos humanos, na medida em que fere a integridade fisica e psiquica e a dignidade da pessoa humana, produz processos de discriminacao social, exclusao educacional e sofrimento humano. E funcao social da escola, promover o desenvolvimento da personalidade, a sociabilidade e a convivencia social, alem de formar o cidadao para uma cultura de paz e direitos, alem do acesso igualitario a escolarizacao. Torna-se tema da agenda internacional dos direitos humanos o direito a educacao para uma cultura de paz, democracia e direitos humanos, nos momentos em que o mundo conhece as graves violacoes aos direitos humanos. As manifestacoes da violencia nos distintos espacos sociais e institucionais movem cidadaos e nacoes a agir em nome da vida. Na escola, a violencia se expressa desde a violacao dos direitos fundamentais, como o direito a educacao, seja no acesso, permanencia e sucesso escolar, ate as formas de violencia fisica e sutil, material e simbolica. A pesquisa teve como objetivo geral, investigar a mediacao de conflito como uma possibilidade de acao educacional no campo da educacao em e para os direitos humanos, presente na formacao continuada de professores da educacao basica. Como objetivos especificos pretenderam-se: conceituar o entendimento contemporaneo do problema da violencia na e da escola e suas manifestacoes no contexto escolar exercendo impactos na vida, cultura escolar e no processo de ensino e aprendizagem, objeto da Decada da cultura de Paz; contextualizar a decada e a politica nacional de educacao em direito humanos de modo a dialogar com as Diretrizes Nacionais para a Formacao de Professores e as experiencias de mediacao escolar; investigar a mediacao de conflitos como um dos eixos da formacao para a educacao em e para os direitos humanos, a partir da experiencia do Projeto “Na escola com respeito”. Trata-se de uma pesquisa bibliografica e documental com recorte num projeto de formacao continuada realizado com escolas municipais de Joao Pessoa tendo como eixo a prevencao da violencia na escola. A pesquisa comprova a relevancia da mediacao escolar como estrategia de formacao de professores com vistas da prevencao da violencia e promocao da cultura de paz na escola.
Presidente - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Interno - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE